Há 25 anos, Cruzeiro dava o primeiro passo rumo a conquista da América

Presença constante na maior competição do continente, o Cruzeiro conquistou a América em duas oportunidades, a última delas aconteceu 25 anos atrás. No dia 6 de agosto de 1997, a Raposa entrava em campo para a primeira partida da final contra o Sporting Cristal, do Peru. Na ida, o clube celeste conseguiu segurar o empate sem gols em Lima, deixando para decidir no Mineirão.

Em Belo Horizonte, o gol de Elivélton aos 30 minutos da segunda etapa coroou a campanha celeste e deu o título da Libertadores para a Raposa, 21 anos depois da primeira taça. Com um formato parecido com o atual, a Raposa já tinha encontrado com o clube peruano na fase de grupos, na fase inicial foram dois jogos com uma vitória e uma derrota.

Conquista da América e histórico do Cruzeiro na Libertadores

No caminho do bicampeonato da Libertadores, o Cruzeiro passou na segunda colocação em um grupo complicado com Grêmio, Alianza Lima e Sporting Cristal, adversário daquela final. Já na fase de mata-mata a Raposa teve El Nacional, Grêmio e Colo Colo no caminho até a grande final, decidida com um único gol nos 180 minutos.

O título acabou com um jejum de 21 anos desde a primeira conquista em 1976, quando conseguiu a impressionante marca de uma média superior a 3 gols por partida. Ao todo o Cruzeiro soma 16 participações, chegando em quatro finais, terminando com o vice em 1977 e em 2009, ambos saindo derrotado por Boca Juniors e Estudiantes, respectivamente.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outra marca importante do clube celeste foi de nunca na história ter caído na primeira fase. Na última participação da La Bestia Negra na maior competição do continente, o clube mineiro teve a melhor campanha na fase inicial mas caiu diante do River Plate nas oitavas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.