Globo divide valor bilionário em fatias e Cruzeiro não recebe nem a cereja do bolo

A Globo fechou acordo com a Libra para a aquisição dos direitos de transmissão do Brasileirão entre as temporadas de 2025 e 2029. Destaca-se que o contrato prevê exclusividade com a empresa nos jogos como mandante de Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória e outras equipes que fazem parte do grupo. 

A liga receberá R$ 1,3 bilhão por temporada pelos direitos de TV. O valor, contudo, pode ser alterado caso outras equipes entrem ou saiam da Libra durante o período. O montante arrecadado será distribuído entre as equipes com a seguinte lógica: 40% igualitário, 30% performance e 30% audiência.

Cruzeiro não verá a cor desse dinheiro da Globo

O Cruzeiro, por sua vez, não verá a cor desse dinheiro. Afinal de contas, o clube recentemente se uniu à Liga Forte Futebol, que ainda negocia a venda dos direitos de transmissão. Além da Raposa, Botafogo e Vasco também se juntaram ao bloco. Ainda em tempo, vale lembrar que o Corinthians estava prestes a fechar o acordo com a Globo, mas deixou de fazer parte da Libra.

Na Liga Forte, o montante arrecadado com a futura venda dos direitos será distribuído entre os clubes com uma outra lógica. A saber, 45% do valor será partilhado de forma igualitária, 35% com base no desempenho das equipes e 25% por captação de audiência.

A verdade é que muita água rolará por debaixo dessa ponte e a temporada de 2024 será decisiva para os clubes. Cumpre destacar que, esse valor que vem sendo injetado no futebol brasileiro contribuiu de forma direta para a inflação no mercado da bola nacional. Não à toa, o Cruzeiro buscou a maioria dos reforços nesta janela fora do Brasil

Comentários estão fechados.