Cruzeiro vai além e toma medida extrema para contratar novo jogador

O Cruzeiro vive dias incertos com a contratação de Marquinhos Cipriano. O jogador, que já está na Toca da Raposa há três semanas, ainda não pôde ser inscrito no clube por conta de sua situação contratual. Com direitos econômicos vinculados ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Cipriano está com contrato congelado. 

Tendo em vista o conflito armado que assola o Leste Europeu, a Fifa criou um mecanismo extraordinário para que jogadores que atuassem por clubes dos países envolvidos na guerra, isto é, Rússia e Ucrânia, pudessem congelar seus contratos e buscar novos clubes.

Na última temporada, Cipriano defendeu as cores do Sion, da Suíça, contudo, ao cabo do contrato de empréstimo, o Shakhtar não aceitou negociá-lo em definitivo. Eis que o Cruzeiro apareceu na jogada. Inicialmente, o jogador ficará na Toca até junho de 2023. 

Com contrato com o clube ucraniano até meados do ano que vem, o Shakhtar, diante da possibilidade de perder o jogador de graça, solicitou o retorno imediato de Cipriano. O atleta afirmou que não voltará, por estar amparado na lei. 

Os trâmites burocráticos do Cruzeiro

O departamento jurídico do Cruzeiro solicitou, no início da semana, à Fifa o Certificado de Transferência Internacional de Marquinhos Cipriano. O documento é necessário para a conclusão do processo de transferência do jogador. A Federação Ucraniana tem sete dias para enviar a documentação. 

Cristiano Caus, advogado do jogador que acompanha de perto a transação, afirmou que o documento é uma praxe burocrática para as transferências internacionais dos atletas.  

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Para qualquer transferência é necessário o certificado, que é emitido pela federação de origem do atleta. Isso é feito após o TMS (sigla em inglês para Sistema de Correspondência de Transferência) da Fifa”, iniciou a explicação. 

“Normalmente, o TMS é preenchido pelos dois clubes. Neste caso, porém, o TMS é feito só pelo Cruzeiro, porque o atleta está com contrato suspenso. A Federação Ucraniana tem sete dias para fazer o documento. Após o prazo, a CBF pode emitir uma em substituição ao documento da federação de origem”, concluiu, em contato com o Superesportes. 

O Cruzeiro anunciou a contratação de Marquinhos Cipriano no dia 12 de julho. O jornalista Douglas Ribeiro, relembrou alguns casos de contratações que subitamente mudaram de panorama e preocupou a torcida celeste

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.