Cruzeiro aplicou a maior goleada da história em 1928

O Cruzeiro é de fato um clube de muita tradição e história no Brasil. Ao longo de sua trajetória mais do que centenária, o time estrelado deixou o seu nome marcado no futebol. São diversos títulos, glórias e momentos inesquecíveis. Um destes fatos marcantes aconteceu em 1928. Trata-se da maior goleada da história do clube. 

De antemão, vale lembrar que, naquele momento da história, o clube ainda era o Palestra Itália. Anos mais tarde, por questões de natureza política, transformou-se no Cruzeiro. O fato é que, em 1928, a equipe aplicou inacreditáveis 14 a 0 sobre Alves Nogueira, de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O Confronto foi realizado ainda em um período amador; válido pelo Campeonato de Belo Horizonte. O duelo, não custa dizer, foi disputado no extinto e saudoso estádio do Barro Preto. como mencionado, a partida terminou com o placar de 14 x 0 e ficou marcado como a maior goleada da história do Cruzeiro.

Um outro detalhe interessante é que o atacante João Fantoni, ou, como ficou conhecido, o Ninão, foi o autor de dez gols e sagrou-se o maior artilheiro da história do futebol brasileiro em uma só partida. Esta marca, aliás, só foi igualada em 1976 pelo atacante DÁrio, do Sport.

Ao todo, vestindo as cores da camisa do Cruzeiro, Ninão marcou 167 gols em 127 jogos, somando as duas passagens que teve pelo clube. Nota-se, portanto, que são números impressionantes. Pelo time de Belo Horizonte, foi campeão Mineiro em quatro oportunidades: 1926, 1928, 1929, 1930.

A título de méritos, esta foi a escalação que entrou em campo na maior goleada da história do Cruzeiro, em 1928, sobre o Alves Nogueira: Geraldo I; Para-Raio, Nereu, Morganti e Nininho; Osti, Piorra, Ninão e Bengala; Morgantinho e Zezinho.Técnico: Matturio Fabbi.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A maior goleada do Cruzeiro sobre o Atlético Mineiro

Por outro lado, a maior goleada do Cruzeiro em cima do Atlético-MG, arquirrival da Raposa, aconteceu anos antes, mas também contou com 14 gols do então Palestra Itália. Ao certo, os torcedores se lembram com bastante saudosismo do famigerado 6 x 1, em 2011. Naquele jogo, sempre vale lembrar, o Atlético tinha chance de rebaixar o Cruzeiro, mas a história assim encarregou de ser escrita.

O que pouca gente sabe é que a maior goleada da história do Cruzeiro em cima do Atlético MG aconteceu em 1921. Naquele ano, Atlético-MG e Palestra Itália se enfrentaram no campo do Prado Mineiro, a equipe palestrina, que mais tarde se tornou o Cruzeiro, venceu o rival por 14×3. 

Porém, que a verdade seja dita. Informações de bastidores dão conta de que o Atlético sofreu com lesão de dois jogadores defensivos naquela partida, que, por ser um amistoso, teve número reduzido de jogadores. O Palestra então aproveitou-se da situação e aplicou a goleada em cima do Alvinegro de Minas. Checchino marcou 5 gols.

O Palestra Itália entrou em campo no Prado Mineiro com a seguinte escalação: Scarpelli, Henriqueto, Polenta, Grande, Kalin, Checchino, Pederzoli, Parizi, Nani, Attilio e Armandinho.

O Atlético Mineiro estava escalado da seguinte forma: Walter, Furtado, Alvim, Fernando, Eduardo Coutinho, Hernani, Zica, Amaral, Minotti, Márcio.

Comentários estão fechados.