Conheça a origem e história do Hino do Cruzeiro Esporte Clube
Existe um (e apenas um) grande clube na cidade de Belo Horizonte: Cruzeiro Esporte Clube. Na verdade, pode-se dizer que o hino celeste antecipou o que a história consagraria como destino. A música logo se tornou um dos maiores símbolos da equipe.
No entanto, o que pouca gente sabe é a história por trás do hino do Cruzeiro. Tudo aconteceu na década de 1960, quando a Rádio Inconfidência, de Minas Gerais, realizou um concurso para escolher qual seria a música da Raposa. O vencedor foi Ambrósio.
Veja a letra do hino do Cruzeiro
Existe um grande clube na cidade
Que mora dentro do meu coração
Eu vivo cheio de vaidade
Pois na realidade é um grande campeão
Nos gramados de Minas Gerais
Temos páginas heróicas imortais
Cruzeiro, Cruzeiro querido
Tão combatido, jamais vencido
Em busca de uma música símbolo para traduzir a história do Cruzeiro, o clube realizou, ainda no ano de 1965, um concurso para definir qual seria o hino da Raposa. Como mencionado, o vencedor foi o maestro e músico Jadir Ambrósio. A canção foi intitulada “Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube”.
O hino logo caiu nas graças da torcida. Desde aquele ano, os versos escritos pelo maestro foram a trilha sonora de grandes conquistas do Cruzeiro, seja nos gramados mineiros ou não. Não custa lembrar que são duas Libertadores, quatro edições do Brasileirão e, é claro, as seis taças da Copa do Brasil que levou o clube ao lugar mais alto na história do torneio mata-mata.
Ainda em tempo, não custa lembrar que a torcida celeste também tem uma parte cativa no hino do Brasil. Basta a harmonia soar no Mineirão para que os torcedores, a pleno pulmões, entoem os versos de que a “imagem do Cruzeiro resplandece”.
Comentários estão fechados.