Carreira e títulos de Ronaldo Fenômeno pelo Cruzeiro

Ronaldo Luíz Nazário de Lima nasceu em 1976 e cresceu em uma família humilde no Rio de Janeiro. Ali, ninguém poderia imaginar que o garoto conquistaria o mundo e se tornaria, para sempre, o Fenômeno. A alcunha, aliás, lhe foi dada durante a sua passagem pela Internazionale de Milão, da Itália. Os números não mentem e se encarregam de sustentar o apelido. 

Dentro de campo, a carreira de Ronaldo Fenômeno ficou marcada por gols, títulos e lesões. Muito custa lembrar que o ex-atacante da Seleção Brasileira sofreu com diversos traumas ao longo dos anos dentro de campo. Ainda assim, escreveu seu nome na história do futebol como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Ronaldo
Ronaldo

A estreia de Ronaldo no Cruzeiro

A sua estreia como atleta profissional aconteceu justamente no Cruzeiro, em 25 de maio de 1993. Com apenas 16 anos, Ronaldo entrou em campo em uma partida do Campeonato Mineiro, contra a Caldense, em Poços de Caldas, no estádio que passaria a carregar o seu nome, no aumentativo, o Ronaldão. 

No entanto, Ronaldo Nazário, que ainda não era o Fenômeno, ficou pouco tempo no Cruzeiro. Bom, tempo bastante para chamar atenção do PSV, da Holanda, e conseguir números assustadores. Para se ter uma ideia, ao todo, o ex-atacante entrou em campo para defender as cores da camisa do Cruzeiro em 58 jogos e marcou 56 gols. 

Após o sucesso meteórico com a camisa celeste, Ronaldo foi negociado com o PSV por 6 milhões de dólares. Pelo clube holandês, novamente um sucesso extraordinário. Ao todo, foram 57 partidas no time e 54 gols marcados. De lá, passou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e voltou ao futebol brasileiro para encerrar a sua carreira no Corinthians

Ronaldo
Ronaldo
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Ronaldo e seus títulos

Um fato curioso da carreira de Ronaldo Nazário é que sua sala de troféus, que conta com títulos da Copa do Rei da Espanha, Copa da UEFA pela Inter e tantas outras taças, não tem uma da Champions League. Nada que apague o brilho da carreira do Fenômeno, que, para compensar, conquistou duas vezes a Copa do Mundo.  

Destaca-se, claro, o protagonismo de Ronaldo Fenômeno na conquista da Copa do Mundo de 2002. Para se ter apenas uma dimensão do fato, o atacante marcou oito gols em sete jogos com a Seleção, incluindo os dois da final contra a Alemanha, que deu ao Brasil o pentacampeonato. Fora de campo, o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira foi premiado três vezes como o melhor jogador do mundo pela FIFA e duas vezes pela famosa revista ‘France Football’. 

Ronaldo. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.
Ronaldo. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

A volta de Ronaldo

Quis o destino que Ronaldo Fenômeno voltasse ao Cruzeiro após algumas décadas. Em dezembro de 2021, o ex-jogador anunciou a compra de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol do clube. Naquele momento, o time caminhava para a sua terceira temporada consecutiva na Série B do Brasileiro e não existia nenhuma perspectiva de paz e salvação. 

Ronaldo assumiu o clube e, como dizem nos bastidores do futebol, colocou ordem na casa. Em abril de 2024, o então gestor anunciou a venda do Cruzeiro ao empresário Pedro Lourenço. O ciclo se encerrou, mas o legado foi escrito mais uma vez diante de nossos olhos. 

Comentários estão fechados.