Vitória do Vasco faz matemáticos refazerem as contas e Cruzeiro pode ser reprovado

A vitória do Vasco sobre o ainda líder Botafogo em São Januário agravou substancialmente a situação do Cruzeiro na Série A. O time celeste, pela primeira vez desde o início do Campeonato Brasileiro, entrou na zona de rebaixamento.

É verdade que o Cruzeiro tem um jogo a menos e os mesmos 37 pontos do Vasco, mas a partida em crédito será fora de casa, contra o Fortaleza. Não menos verídico é o fato de que a Raposa depende apenas de si para evitar a tragédia. 

Acontece que as contas agora são outras. Tudo mudou na noite da última segunda-feira (5), após a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Botafogo. Antes da bola rolar, os matemáticos de plantão apontavam 45 pontos como uma margem confortável para evitar o rebaixamento; 46 para praticamente não correr riscos. 

Vitória do Vasco teve impacto gigantesco no Cruzeiro

Agora, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o time que chegar aos 45 pontos ainda terá pouco mais de 17% de chances de ser rebaixado à Série B do Brasileirão. 

Com isso, se a conta antes para o Cruzeiro era de mais oito pontos em sete jogos, neste momento, o ideal seria somar mais 11 pontos, alcançado 48 ao final da 38ª rodada e praticamente sacramentando a permanência na Série A. 

Em outras palavras, o Cruzeiro precisa somar quatro vitórias em sete jogos para dar enfim um alívio ao torcedor. Por sorte, se é que ela ainda existe neste momento, a Raposa ainda fará mais dois confrontos diletísimos nesta reta final de temporada: Goiás e Vasco. 

Mas, como diz a máxima do futebol, a hora é de pensar jogo a jogo. O Cruzeiro voltará a campo no próximo sábado (11), às 16h, para enfrentar o Coritiba, vice-lanterna da Série A e praticamente rebaixado. 

É importante lembrar que a Raposa não disputa a próxima rodada no meio de semana e fará, ao todo, dois jogos adiados durante a Data-FIFA, na segunda quinzena de novembro.

Os sete jogos de onde o Cruzeiro terá que tirar 11 pontos

  1. Coritiba x Cruzeiro – 11 de novembro (34ª rodada)
  2. Fortaleza x Cruzeiro – 18 de novembro (30ª rodada – adiada) 
  3. Cruzeiro x Vasco – 22 de novembro (33ª rodada – adiada)
  4. Goiás x Cruzeiro – 25 de novembro (35ª rodada)
  5. Cruzeiro x Athletico – 29 de novembro (36ª rodada)
  6. Botafogo x Cruzeiro – 02 de dezembro (37ª rodada)
  7. Cruzeiro x Palmeiras – 06 de dezembro (38ª rodada)

Comentários estão fechados.