Vanderlei Luxemburgo criou sistema para técnicos quando computadores eram pouco conhecidos no Brasil

Considerado um dos grandes treinadores de futebol da história do Brasil, Vanderlei Luxemburgo passou por vários clubes do país, como Cruzeiro, Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Vasco da Gama. Além de ser um multicampeão por onde passou, o comandante gosta de se orgulhar ao dizer que é um dos pioneiros em vários aspectos no esporte nacional.

Uma prova desse ‘pioneirismo’ de Vanderlei Luxemburgo foi a entrevista no programa Roda Viva de 1995, ou seja, 30 anos atrás. Na ocasião, ao ser questionado pelos jornalistas sobre as mudanças que o futebol poderia passar na época, o técnico contou detalhes sobre o seu software de prancheta eletrônica, uma espécie de primeira ferramenta da análise de desempenho, que continha filmagens, scouts e análises dos adversários.

O programa de Luxemburgo foi desenvolvida pela HiCom Comunicação Integrada, uma empresa do Rio de Janeiro que apresentou um software de inteligência tática, que reproduz momentos do jogo, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo. “São orientações táticas, que visualizam a melhor forma de se posicionar em campo”, contou o treinador na ocasião ao jornal Folha de São Paulo.

Luxemburgo falou sobre modernidade no futebol há 30 anos

“No programa que vamos comercializar, não aparece o nome dos jogadores do Palmeiras. Somente algumas táticas que desenvolvo para o time. É como um editor de jogadas. Como o computador simula a jogada, os jogadores não precisam imaginar o lance”, declarou o comandante, que naquele período de início da comercialização do software estava à frente da equipe alviverde.

Comentários estão fechados.