Tricampeão mundial com a Seleção Brasileira foi fundamental pro Cruzeiro na Libertadores 1976
O Cruzeiro foi campeão da Libertadores pela primeira vez na história em 1976, com campanha inesquecível ao derrotar o River Plate, da Argentina, na grande final. Contando com elenco estrelado, a Raposa recebeu ajuda de atacante tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970, que foi artilheiro do torneio e marcou em todos os jogos.
O elenco celeste era composto por craques como Raul, Nelinho, Piazza, Roberto Batata, Eduardo, Zé Carlos, Palhinha e Joãozinho, mas não conseguiu ser campeão em 1975. Querendo ser campeão a todo custo, a diretoria do clube foi ao mercado e contratou Jairzinho, que abalou as estruturas da Toca da Raposa ao ser anunciado.
Na época com 31 anos, Jairzinho foi contratado para o ocupar a vaga de Dirceu Lopes, que na época passava por problemas físicos e mal jogou em 1976. Em 13 jogos da campanha do título da Libertadores de 1976, foi titular de 12 e marcou 11 gols. O atacante só ficou de fora do último jogo da campanha, contra o River, já que foi expulso na segunda partida da decisão, em confusão com zagueiro do adversário.
Pelo Cruzeiro, Jairzinho disputou 50 jogos, com 29 gols marcados. Apesar da rápida passagem, o jogador vai estar para sempre marcado no coração dos cruzeirenses.
Cruzeiro: Raul, Nelinho, Moraes, Darci, Vanderley, Piazza (Valdo), Eduardo, Zé Carlos, Ronaldo, Palhinha e Joãozinho
Técnico: Zezé Moreira
River Plate: Landaburu, Comelles, Lonardi, Artico, Urquisa, Sabela, Merlo, Alonso, Pedro González, Luque e Oscar Más (Crespo)
Comentários estão fechados.