Tricampeão mundial com a Seleção Brasileira foi fundamental pro Cruzeiro na Libertadores 1976

O Cruzeiro foi campeão da Libertadores pela primeira vez na história em 1976, com campanha inesquecível ao derrotar o River Plate, da Argentina, na grande final. Contando com elenco estrelado, a Raposa recebeu ajuda de atacante tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970, que foi artilheiro do torneio e marcou em todos os jogos.

O elenco celeste era composto por craques como Raul, Nelinho, Piazza, Roberto Batata, Eduardo, Zé Carlos, Palhinha e Joãozinho, mas não conseguiu ser campeão em 1975. Querendo ser campeão a todo custo, a diretoria do clube foi ao mercado e contratou Jairzinho, que abalou as estruturas da Toca da Raposa ao ser anunciado.

Na época com 31 anos, Jairzinho foi contratado para o ocupar a vaga de Dirceu Lopes, que na época passava por problemas físicos e mal jogou em 1976. Em 13 jogos da campanha do título da Libertadores de 1976, foi titular de 12 e marcou 11 gols. O atacante só ficou de fora do último jogo da campanha, contra o River, já que foi expulso na segunda partida da decisão, em confusão com zagueiro do adversário.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Pelo Cruzeiro, Jairzinho disputou 50 jogos, com 29 gols marcados. Apesar da rápida passagem, o jogador vai estar para sempre marcado no coração dos cruzeirenses.

Cruzeiro: Raul, Nelinho, Moraes, Darci, Vanderley, Piazza (Valdo), Eduardo, Zé Carlos, Ronaldo, Palhinha e Joãozinho
Técnico: Zezé Moreira

River Plate: Landaburu, Comelles, Lonardi, Artico, Urquisa, Sabela, Merlo, Alonso, Pedro González, Luque e Oscar Más (Crespo)

Comentários estão fechados.