Trapaça no Maracanã foi revelada e Fifa proibiu seleção de participar da Copa do Mundo
O mundo todo já vem se preparando para a Copa do Mundo que acontece na metade de 2026, sendo o maior torneio de futebol do planeta. Os amantes do esporte ficaram chocados com a notícia de que uma seleção foi proibida pela FIFA de participar da competição depois da descoberta de uma trapaça realizada dentro do Maracanã.
De volta ao ano de 1989, Brasil e Chile se enfrentaram no Templo do Futebol em jogo válido pela última pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Jogando em casa, a Seleção Brasileira necessitava da vitória para se classificar, mesmo cenário enfrentado pelos chilenos, ou seja, era uma grande decisão valendo a vida para os dois lados.
Em certo momento da partida, depois dos brasileiros abrirem o placar, sinalizadores foram arremessados nos gramados pelos torcedores, e foi ai que a trapaça que deu o que falar no mundo todo aconteceu. O goleiro chileno Roberto Rojas portava uma lâmina dentro de campo, e aproveitou os objetos arremessados para se cortar, simulando ter sido atingido e convencendo o juiz da partida.
O que o arqueiro certamente não esperava é que as câmeras flagraram o exato momento do ocorrido, o que resultou numa punição gravíssima tanto para ele, quanto para a Seleção Chilena. Enquanto o camisa 1 foi banido do futebol pelo restante da sua carreira, o Chile foi impedido de jogar a Copa do Mundo de 1994.
Técnico da Seleção Brasileira relembrou ocorrido contra o Chile
Treinador da Seleção Brasileira na campanha das eliminatórias em 1989, Sebastião Lazaroni chegou a ceder entrevista muitos anos depois ao Lance! e aproveitou para falar sobre o ocorrido que repercutiu mundialmente. Segundo ele, é um episódio que relembra com “muita tristeza” até os dias de hoje.
“Eu lembro sempre com muita tristeza deste jogo. Sabíamos que era um jogo de risco, a própria Fifa considerou. Por todo ambiente que criaram desde a partida no Chile (empate em 1 a 1). Lá, teve uma verdadeira “batalha campal”, o Romário foi expulso, eles fizeram jogo sujo desde o início. E aqui no Maracanã, quando veio o “foguete”, vi claramente que não atingiu o Rojas. Aquilo ali pareceu programado, foi doloroso”, relembrou.
Comentários estão fechados.