O Cruzeiro foi derrotado pelo placar de 1 a 0 para o Boca Juniors em La Bombonera no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Apesar de ser um resultado ruim, outro acontecimento na Argentina roubou a cena como o episódio mais triste da última quinta-feira (15).
Como já algo recorrente principalmente quando se trata de uma equipe brasileiro jogando em solo argentino, a torcida do Cruzeiro foi mais uma vítima de casos de racismo proferidos por torcedores argentinos. Dessa vez, um torcedor do Boca Juniors foi flagrado imitando um “macaco” direcionado à torcida da Raposa presente em La Bombonera.
Três dias após o ocorrido, o criminoso que não teve sua identidade revelada e levado pela Polícia da Cidade de Buenos Aires na manhã desta segunda-feira (19).
De acordo com o comunicado das autoridades locais, o acusado recebeu dois tipos de notificação, se encaixando no primeiro que se direciona a quem “incentivar ou incitar a perseguição ou o ódio contra uma pessoa ou grupos de pessoas em razão de sua raça, religião, nacionalidade ou opiniões políticas” e o outro por “Afetar o desenvolvimento do espetáculo”. Caso seja condenado, o detido pode pegar de um mês até três anos pela primeira notificação, e 600 a dois mil pesos argentinos pela segunda.
Boca Juniors já foi punido em 2024 por atos racistas de torcedores
Ainda sem definição se será aplicada alguma penalidade ao Boca Juniors, o clube argentino já sofreu uma punição recentemente, quando ainda no mês do abril, foi sentenciado a realizar o pagamento de 100 mil dólares, além de ter redução de público em La Bombonera.
A punição ocorreu por causa de um mesmo episódio de racismo proferido no duelo do clube argentino contra o Palmeiras, pela Copa Libertadores da América, em setembro de 2023.
Comentários estão fechados.