Títulos mais importantes da história do Cruzeiro Esporte Clube

O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 2 de janeiro de 1921, é com folga o maios clube de Minas Gerais e a torcida mais apaixonada do Brasil. Com rica história, a Raposa tem até o momento dois títulos da Copa Libertadores, Quatro títulos do Brasileirão e Seis títulos da Copa do Brasil, além de 38 títulos do Campeonato Mineiro.

Com grande sala de troféus, o Cruzeiro não vence uma conquista desde 2019, quando venceu o Campeonato Mineiro, em equipe comandada por Mano Menezes, vencendo o maior rival na grande decisão. De lá para cá o clube passou por dificuldades financeiras, políticas e institucionais, lutando no dia a dia para ampliar os feitos.

Em 103 anos de história, o Cruzeiro venceu a Copa Libertadores em duas oportunidades: 1976 e 1997. A primeira conquista foi batendo o River Plate na decisão, enquanto a segunda superando o Sporting Cristal.

Título da Libertadores de 1976

O Cruzeiro foi campeão da Libertadores pela primeira vez na história em 1976, vencendo o River Plate na decisão. Em 30 de junho, a Raposa comemorou 48 anos da conquista. Ao todo foram 13 jogos disputados pelo Cruzeiro na Copa Libertadores de 1976, o time estrelado acumulou 11 vitórias, um empate e uma derrota. Foram 46 gols marcados pela Raposa e 17 gols sofridos.

Na primeira fase da Copa Libertadores, o Cruzeiro venceu o Internacional por 5 a 4 no Mineirão, o Luqueño por 3 a 1, em Assunção, no Paraguai, empatou com o Olímpia por 2 a 2, também em Assunção. No returno da primeira fase, o Cruzeiro venceu o Luqueño por 4 a 1 no Mineirão, também bateu o Internacional no Beira-Rio por 2 a 0, e goleou o Olímpiada por 4 a 1, também no Gigante da Pampulha.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em final decidida contra o River Plate, o título veio após três partidas, onde a Raposa venceu o primeiro por 4 a 1 no Mineirão. No segundo jogo o Cruzeiro perdeu por 2 a 1, no Monumental de Nuñez, na Argentina. E no último jogo, a equipe celeste venceu o time argentino por 3 a 2, no Estádio Nacional, Santiago, no Chile, com gols de Nelinho, Eduardo e Joãozinho.

Libertadores 1997

A segunda taça da Libertadores veio em 1997, vencendo o Sporting Cristal na grande final. No último dia 13 de agosto, a Raposa venceu por 1 a 0 no Mineirão e ficou com o troféu. Elivelton marcou o único gol da partida, que contou com público superior aos 95 mil pagantes.

No confronto de ida, realizada em Lima, no Peru, o placar não saiu do 0 a 0. Para chegar a decisão, a Raposa superou Colo Colo, do Chile (semifinais), Grêmio (quartas de final) e El Nacional, do Equador (oitavas de final).

O gol cruzeirense saiu apenas no segundo tempo, aos 30 minutos. Depois de cobrança de escanteio de Nonato, a defesa peruana rebateu, e a bola sobrou para Elivélton, que bateu de pé direito e contou com falha do goleiro do Cristal, Julio Cesar Balerio.

Comentários estão fechados.