O Atlético-MG ficou no empate por 0 a 0 com o Juventude na noite de terça-feira (30), na Arena MRV, em Belo Horizonte, em jogo que marcou a abertura da 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Galo foi para a 13ª posição na tabela com 29 pontos conquistados.
No entanto, o Atlético ainda pode perder algumas posições na tabela, dependendo dos outros resultados da rodada. E se o Galo se mantiver nessa zona que não dá vaga a nenhuma competição internacional do ano que vem, terá o direito de disputar um torneio inédito criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na manhã desta quarta-feira (1), o presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, que vai incluir 12 clubes dos seguintes estados: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para participar, tais times não podem estar classificados à Copa Libertadores da América ou à Copa Sul-Americana.
Atlético-MG pode representar Minas Gerais em novo torneio
Por ter sido o campeão estadual de 2025, o Atlético teria direito a jogar a Copa Sul-Sudeste, mas a CBF informou que a participação no novo torneio fica a critério dos clubes, sem haver qualquer punição por parte da entidade caso o Galo decida não jogar a competição.
No entanto, a ideia do Atlético é deixar a segunda parte da tabela de classificação e subir algumas colocações. O técnico argentino Jorge Sampaoli tem como objetivo fazer com que o Galo jogue a Copa Libertadores do ano que vem, o que inviabilizaria a participação da Copa Sul-Sudeste.



