Saiba qual a finalidade e como funciona o Fair Play Financeiro no futebol

O alto investimento, principalmente em contratações, no mundo do futebol não é novidade para ninguém, no entanto, esse fator vem sendo ainda maior nos últimos anos, até mesmo em ligas que não figuram entre as principais mundialmente falando, como por exemplo a liga saudita e até mesmo o Brasil.

Dirigentes de diversos clubes brasileiros se reuniram no decorrer da semana na sede da CBF para discutir as possibilidades da implementação do sistema de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro, prática que já é comum principalmente entre clubes europeus, que são os que possuem maior valor de investimento.

O sistema basicamente se trata do estabelecimento de regras para que se cumpram todas as obrigações no âmbito financeiro, como por exemplo os atrasos de pagamentos e salários, que infelizmente é algo comum, principalmente entre clubes do futebol brasileiro.

O economista Cesar Grafietti explicou mais detalhadamente sobre o projeto ainda em 2019, embora não tenha sido implementado pela CBF.

“Um clube não pode gastar além do que arrecada, não pode ter problema de dívidas, não pode ter atraso de salários. Então você cria um conjunto de regras para tentar, de alguma maneira, que eles se mantenham saudáveis”, explicou.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A Premier League e a Laliga, ligas da Inglaterra e Espanha, respectivamente, já implementaram o sistema há alguns anos, e embora seja algo ainda muito polêmicos, muitos tratam como algo a ser necessário no meio do futebol.

Presidente do Flamengo criticou a ausência do Fair Play Financeiro após derrota para o Botafogo

Depois da derrota do Flamengo por 4 a 1 para o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, o presidente do rubro-negro, Rodolfo Landim, questionou o alto investimento feito pelo alvinegro na temporada, alegando que o valor não corresponde ao que foi arrecadado anteriormente, e citou o Fair Play.

“Acho que só neste ano eles já investiram 75 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões), ou seja, aproximadamente o número que você apresentou como sendo desde 2021. Isso para um clube que teve um faturamento de R$ 322 milhões no ano passado. Sejam bem-vindos aos tempos de SAF sem fair play financeiro”, ironizou.

Comentários estão fechados.