Quantas vezes o Cruzeiro chegou na final da Copa do Brasil?

Confira quantas vezes que o Cruzeiro Esporte Clube conseguiu chegar em uma final da Copa do Brasil, competição que domina. Maior campeão de toda a história do torneio em questão, o time arrecada uma história de peso dentro das quatro linhas. Assim, os torcedores sempre gostam de relembrar as campanhas de destaque alcançadas pela equipe celeste em sua história.

Uma das maiores provas do sucesso do Cinco Estrelas é em relação ao rendimento da equipe diante do torneio eliminatório nacional. Isso porque, apenas de ter poucos anos em disputa, comparada com outras competições, a Copa do Brasil já foi dominada diversas vezes pela equipe mineira. Assim, os torcedores tem o maior orgulho de relembrar tudo que viveram nessa questão.

Quanto levamos em conta os títulos que o Cruzeiro tem na Copa do Brasil, todos relembram o expressivo resultado de seis taças conquistadas. Mas, além disso, o time também teve campanhas de destaque em outras duas oportunidades, chegando até a final, mas tropeçando. Sendo assim, vamos relembrar como foi o time em suas oito finais do torneio.

Copa do Brasil de 1993 – Cruzeiro x Grêmio

Em 1993, logo nos primeiros anos de existência da competição em questão, o Cabuloso já mostrou que tinha intimidade com o modo eliminatório, levando a sua primeira taça para a Toca da Raposa. Durante aquela edição, o time mineiro derrubou a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, o Náutico, o São Paulo e o Vasco da Gama até chegar na decisão.

Assim, conseguiu chegar em sua primeira decisão, que teve como adversário o grêmio. Depois de segurar um empate sem gols no Olímpico Monumental, em Porto Alegre, o Cinco Estrelas tinha tudo para conseguir o bom resultado em casa e isso se confirmou. Roberto Gaúcho e Cleisson marcaram para o time da casa, dentro do Mineirão, garantindo a vitória por 2 a 1 e a primeira taça do torneio.

20180603125142791882e

Copa do Brasil de 1996 – Cruzeiro x Palmeiras

Três anos depois, mais uma campanha de destaque para a conta do time mineiro. Naquela ocasião, o bicampeonato veio com o time derrubando gigantes novamente. Em campo, o Cruzeiro eliminou a Juventus, do Acre, o Vasco da Gama, o Corinthians e o Flamengo em seu caminho até a decisão.

O adversário da vez foi o Palmeiras, que não teve chance, mesmo tendo a vantagem de decidir dentro de casa. No Mineirão, na ida, Marcelo Ramos marcou para o time da casa e garantiu o empate em 1 a 1. Assim, ficou tudo aberto para a volta, quando Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos marcaram para a vitória celeste, de virada, garantindo mais uma taça, dentro do Palestra Itália.

20160616163752799716a

Copa do Brasil de 1998 – Palmeiras

Mais dois anos se passaram até que o Cruzeiro conseguisse voltar para uma final de Copa do Brasil, mas, daquela vez, não levou a melhor em uma espécie de “vingança” da decisão anterior. Naquela edição, o Cabuloso conseguiu se classificar diante do Amapá, do Corinthians, do Vitória e do Vasco da Gama, avançando até os dois confrontos que decidiriam a taça.

O adversário daquela vez, novamente, foi o Palmeiras, mas, dessa vez, os alviverdes levaram a melhor. O Cinco Estrelas até tentou, vencendo em casa por 1 a 0, com gol de Fábio Junior. No entanto, Paulo Nunes e Oséas marcaram, na volta, dentro do Morumbi, garantindo uma vitória de 2 a 0 para o Porco e também a taça.

Copa do Brasil de 2000 – Cruzeiro x São Paulo

Em 2000, na virada do século, o Cruzeiro experimentou mais uma vez a tão importante taça nacional. Naquele ano, derrubou Paraná, Caxias, do Rio Grande do Sul, Atlético Paranaense, Botafogo e Santos, chegando na decisão com grande moral.

O São Paulo, adversário da vez, vinha de uma década mágica de conquistas mundiais, mas não foi páreo para o Cabuloso. Depois de um empate sem gols no Morumbi, a vitória celeste dentro dos seus domínios deu a terceira taça ao time. Na ocasião 85 mil torcedores viram Fábio Júnior e Geovanni marcarem, para o triunfo por 2 a 1 que garantiu a conquista.

Copa do Brasil de 2003 – Cruzeiro x Flamengo

Não demorou para que a quarta taça da Copa do Brasil fosse parar na Toca da Raposa. Em 2003, o time bateu o Rio Branco, do Espírito Santo, o Coríntians de Caicó, do Rio Grande do Norte, o Vila Nova, de Goiás, o Vasco da Gama e o próprio Goiás até chegar na decisão.

Naquele ano, quem foi derrotado foi o Flamengo, rival de nível nacional. Após empatar fora de casa, por 1 a 1, com gol de Alex, no Maracanã, uma vitória em casa foi suficiente para a taça. E esse triunfo veio em grande estilo: 3 a 1, com gols de Deivid, Aristizábal e Luisão, diante de quase 80 mil presentes no Gigante da Pampulha.

0cruflacopabrasil0314

Copa do Brasil de 2014

Em 2014, mais uma final disputada, mas com resultado ruim. No ano em questão o Cruzeiro entrou nas oitavas, derrotou o Santa Rita, de Alagoas, o ABC, do Rio Grande do Norte e o Santos. No entanto, perdeu as duas partidas da final para o Atlético, ficando com o vice.

Copa do Brasil de 2017 – Cruzeiro x Flamengo

Três anos depois, no entanto, a taça voltaria para o lado azul de Belo Horizonte. Presente desde a primeira fase da competição, foram vários os confrontos até a final. O time mineiro derrubou Volta Redonda, São Francisco, do Pará, o Murici, de Alagoas, o São Paulo, a Chapecoense, o Palmeiras e o Grêmio.

A decisão daquele ano foi contra o Flamengo, com as duas partidas ficando empatadas. Primeiro 1 a 1 dentro do Maracanã, com gols de Lucas Paquetá (Fla) e Arrascaeta (Cru). Depois, nenhum gol foi marcado no Mineirão, levando a decisão para os pênaltis. Henrique, Léo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves converteram, garantindo o pentacampeonato.

Copa do Brasil de 2018 – Cruzeiro x Corinthians

No ano seguinte, o bicampeonato viria para mostrar toda a força do Cruzeiro naquele momento. Como também disputou a Copa Libertadores da América, não precisou disputar as fases iniciais, entrando nas oitavas e eliminando Atlético Paranaense, Santos e Palmeiras no caminho até a decisão, disputada contra o Corinthians.

Naquela ocasião, no entanto, o time paulista não foi páreo para o esquadrão celeste, que venceu os dois jogos. Primeiro, no Mineirão, Thiago Neves garantiu a vitória simples. Depois disso, em plena Arena Corinthians, Robinho e Arrascaeta marcaram, deixando mais de 45 mil alvinegros tristes no local e garantindo a sua sexta taça.

71aaa929e85a346f8ffd8333fcccc8d6744987ba

Comentários estão fechados.