Quantas vezes Ayrton Senna e Nelson Piquet fizeram dobradinha brasileira na Fórmula 1?

2025 será um ano muito especial para o Brasil na Fórmula 1. Finalmente o nosso país terá novamente um piloto na principal categoria do automobilismo mundial. Gabriel Bortoleto foi confirmado pela Sauber e fará parte do grid na próxima temporada.

Bortoleto será mais um brasileiro na categoria, nosso país já teve grandes nomes ao longo das décadas, e dois que se destacaram durante os anos foram Ayrton Senna e Nelson Piquet.

Cada um tem três títulos mundiais e um currículo recheado de poles, vitórias e pódios. Falando em pódios, as duas lendas brasileiras já foram responsáveis por dobradinhas na Fórmula 1, mais precisamente em oito oportunidades.

As dobradinhas do Brasil na F1 com domínio da dupla Senna e Piquet

O Brasil viveu o auge de suas conquistas na Fórmula 1 durante os anos 1980 e início dos anos 1990. Nesse período, as dobradinhas brasileiras no pódio se tornaram memoráveis. As primeiras ocorreram em 1975, quando José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi conquistaram juntos o topo no GP do Brasil, seguidos por uma inversão de posições no GP da Grã-Bretanha no mesmo ano.

Após um hiato de 11 anos, o domínio brasileiro voltou a brilhar com dois pilotos dividindo os primeiros lugares no pódio. Esse retorno abriu espaço para uma série de dobradinhas protagonizadas por Ayrton Senna e Nelson Piquet.

A primeira vez que ambos estiveram juntos no pódio aconteceu em 1986, há 34 anos, marcando o encontro da jovem promessa da Fórmula 1, com apenas duas temporadas completas, e o então bicampeão mundial Nelson Piquet, consolidando uma era de ouro para o automobilismo brasileiro. Esse momento é ainda mais especial por ter acontecido justamente no Brasil, na corrida disputada no antigo circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

No total, o Brasil acumula 11 dobradinhas na Fórmula 1, protagonizadas por cinco pilotos: Ayrton Senna, Nelson Piquet, José Carlos Pace, Emerson Fittipaldi e Roberto Moreno.

As últimas duas dobradinhas brasileiras completaram 34 anos. A penúltima aconteceu no GP do Canadá em 1990, com vitória de Senna e Piquet em segundo. A última ocorreu no icônico GP do Japão no mesmo ano, onde Ayrton garantiu seu bicampeonato mundial após o incidente com Alain Prost na primeira volta. Naquela prova, a vitória ficou com Piquet, enquanto Roberto Moreno completou o pódio em segundo lugar.

Das 11 vezes em que o Brasil colocou dois pilotos entre os primeiros colocados na Fórmula 1, 8 tiveram Ayrton Senna e Nelson Piquet como protagonistas, consolidando essa fase como a “era de ouro” do automobilismo brasileiro.

Comentários estão fechados.