Polêmica na Copa do Mundo do Catar também já causou barulho no Cruzeiro

Antes mesmo da Copa começar, muitas polêmicas já rodeiam o assunto. Um deles, e talvez o mais recente, é o uso da braçadeira nas cores do arco-íris pelos capitães das seleções da Holanda, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e País de Gales. A iniciativa é um protesto contra as leis anti-LBGTQIA+ no Catar, país sede do mundial neste ano. Em junho deste ano, o Cruzeiro fez ação semelhante com os jogadores.

No mês do orgulho LGBTQIA+, a Raposa, por meio das redes sociais, anunciou que o capitão usaria a braçadeira nas cores do arco-íris e que as bandeirinhas de escanteio também estariam coloridas. Na semana do anúncio, o Cruzeiro fez um acordo com a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e não foi julgado pelos cantos homofóbicos de alguns torcedores na vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio, no dia 8 de maio.

“Durante o mês de junho, fortalecendo o mês do orgulho LGBTQIAP+, as bandeirinhas de escanteio dos jogos com nosso mando, e também braçadeira do capitão, terão as cores do arco-íris. Ou lutamos contra a LGBTfobia ou somos parte do problema!”, publicou o clube nas redes sociais.

Polêmica no Catar

A abertura da Copa do Mundo do Catar será neste domingo (20), às 13h (de Brasília), com o jogo entre o anfitrião e o Equador, no estádio Al Balty. A partida vai dar início ao maior evento esportivo do planeta que reúne os melhores times de todos os continentes. Mas nem tudo é festa. As leis e culturas do país são bem polêmicas e geraram grandes discussões com a FIFA.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A entidade vai fornecer as braçadeiras para os times, mas a Holanda tomou a iniciativa de usar o próprio adereço, que vai contar com as cores do arco-íris em protesto às leis do país. Em seguida, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Suíça e País de Gales apoiaram a ação. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse em entrevista coletiva que as faixas disponibilizadas terão mensagens de inclusão. São sete mensagens diferentes, considerando a fase classificatória e os playoffs. 

  • Primeira rodada da fase de grupos: Futebol Une o Mundo
  • Segunda rodada da fase de grupos: Salvem o Planeta
  • Terceira rodada fase de grupos: Protejam as Crianças
  • Oitavas de final: Educação para Todos
  • Quartas de final: Não à Discriminação
  • Semifinal: Mexa-se (faça atividade física)
  • Terceiro Lugar e Final: Futebol é Alegria, Esperança, Amor e Paz

A ação foi entendida por alguns países como uma tentativa de apagar o protesto que os países pretendem fazer com o uso das braçadeiras nas cores da bandeira do arco-íris. As seleções que vão usar as faixas coloridas não receberam muito bem as falas do presidente da Fifa e disseram que vão usar os próprios adereços.

Comentários estão fechados.