O que explica a boa fase do Cruzeiro no Brasileirão?

Que o lugar do Cruzeiro é na Série A do Campeonato Brasileiro, isso não é segredo para absolutamente ninguém. No entanto, depois de algumas temporadas duras e difíceis na segunda temporada, os torcedores tinham um pé atrás quanto ao retorno do clube à elite. Mas, afinal de contas, o que explica a boa fase do Cruzeiro no Brasileirão de 2023?

O Cruzeiro começou a atual temporada cheio de dúvidas, mas repleto de esperança por parte dos torcedores e também da diretoria. Tudo isso fez com que o clube ficasse em evidência entre os apostadores de plantão, em plataformas como a in2bet – inicialmente, tanto para bom quanto para ruim. Agora, no entanto, os rumos mudaram drasticamente – e para o lado positivo.

Ao contrário do que muitos imaginavam, o Cruzeiro começou muito bem a Série A do Brasileirão de 2023. As dúvidas que pairavam em cima do clube eram justamente por se tratar de um time que acabou de subir de divisão, e que estava prestes a reencontrar um nível ainda mais difícil de competição. 

Os questionamentos e inseguranças caíram por terra logo de cara. Nos quatro primeiros jogos da Raposa pelo Campeonato Brasileiro, o clube venceu três e perdeu apenas um. Passou por adversários bastante difíceis, verdadeiramente duros, e retomou de vez a confiança dos torcedores.

Mas, afinal de contas, o que explica a boa fase do Cruzeiro no Brasileirão?

Cruzeiro teve boa janela de transferências 

Como uma equipe que recém subiu de volta para a Série A do Brasileirão, o Cruzeiro obviamente precisou se reforçar para a competição. E se tem algo que o clube foi muito bem nesse início de temporada foi nas contratações. Ainda que nem todas tenham sido excepcionais, a quantidade deu sustentação ao elenco da Raposa.

Com bons reforços, o Cruzeiro passou a ser visto como um time mais seguro – e isso se refletiu, também, nas apostas referentes ao clube na in2bet. A Raposa montou praticamente uma equipe inteira em questão de meses, com contratações para absolutamente todas as posições. Alguns titulares, outros reservas.

Entre os destaques estão algumas peças pontuais, como William Furtado (lateral que estava no futebol alemão já há alguns anos) e Marlon (jogador que vinha atuando no campeonato turco no início da temporada). Há ainda algumas reservas de luxo, como é o caso de Nikão, que veio diretamente do São Paulo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No entanto, entre as principais contratações do Cruzeiro para a atual temporada está o atacante Gilberto (ex-Bahia e Al Wasl), Ramiro e Matheus Vital (ambos, ex-jogadores do Corinthians). Ainda há tantos outros, reservas, que ajudaram a dar corpo ao elenco da Raposa e, de certa forma, vêm sendo importantes no Brasileirão também.

Técnico novo, trabalho mais consistente 

Outro fator que explica a boa fase do Cruzeiro no Brasileirão até o momento, sem sombra de dúvidas, é a chegada de um novo (e bom) técnico. Afinal de contas, no mundo do futebol, um comandante é essencial para ditar o rumo de um clube – seja em vitórias, caçadas por apostadores da in2bet, ou até mesmo derrotas.

O uruguaio Paulo Pezzolano, que comandou o Cruzeiro durante boa parte de 2022, deixou o cargo depois de um início de ano turbulento. Em seu lugar, assumiu o português Pedro Miguel Filipe, mais conhecido como Pepa, que vem acumulando bons resultados desde que chegou ao clube.

Pepa, que fez praticamente toda a sua carreira no futebol de Portugal, entre clubes de menor expressão e outros um pouco mais tradicionais, como o Vitória, ganhou quatro dos primeiros seis jogos que disputou pelo Cruzeiro. Mostrou pulso firme e bom relacionamento com os atletas, algo essencial nessa disputa.

Pepa soube encaixar muito bem os novos reforços do Cruzeiro na temporada com os bons jogadores que ficaram de uma temporada para a outra. Sem falar que conta com uma figura ilustre na coordenadoria técnica, e que entende muito de futebol, que é o argentino Andrés D’alessandro, ídolo do Internacional.

Os resultados do Cruzeiro na prática

Mesmo com um bom começo no Brasileirão 2023, o Cruzeiro deu um susto nos torcedores na primeira rodada. A estreia da Raposa na competição neste ano foi com derrota para o Corinthians: 2 a 1, em partida disputada na Neo Química Arena, a casa do Timão em São Paulo. Mesmo assim, o clube mineiro não desafinou.

Na segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, o Cruzeiro encarou o Grêmio – clube com quem disputou as primeiras vagas da Série B no ano anterior. O confronto terminou em 1 a 0 para a Raposa que, aí sim, começou a ter mais atenção entre os apostadores da in2bet, esperançosos por uma retomada.

Depois disso, o Cruzeiro encarou o Bragantino fora de casa – e aí deslanchou de vez. Ainda que a equipe paulista não viesse de um bom início de temporada, não era, nem de perto, uma equipe tão inconsistente. Ainda assim, a Raposa ganhou por 3 a 0, resultado essencial para definir o ânimo da torcida.

Na quarta rodada, veio o confronto contra um desacreditado, porém ainda difícil, Santos. Dois clubes extremamente tradicionais, jogo em aberto. O Cruzeiro abriu o placar, tomou o empate e, mesmo assim, conseguiu ser melhor no jogo e foi buscar o 2 a 1. O resultado colocou o clube temporariamente no G-4.

Cruzeiro deve manter a boa média no Brasileirão?

A dúvida que não quer calar entre os torcedores e os apostadores que estão de olho no Cruzeiro é: será que o clube irá conseguir manter a boa média no Brasileirão? Ainda que não tenha enfrentando os times vistos como “mais fortes” na atual temporada, a equipe mineira vem dando indicativos excelentes.

O fato é que o Cruzeiro tem todos os motivos para ter uma boa temporada no Brasileirão. A começar, obviamente, pelos bons e novos reforços, que já vem surtindo efeito. Depois, pela retomada da confiança da torcida que, depois do título da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, abraçou assiduamente o time.

Comentários estão fechados.