Nova tecnologia pode ser aplicada no Brasileirão 2025 para ajudar o Cruzeiro

O futebol brasileiro é certamente um dos locais onde mais acontecem erros e polêmicas envolvendo arbitragem, e não foi diferente no ano de 2024. Sabendo disso, a chegada de uma nova tecnologia que pode ser implementada já no próximo ano deve mudar drasticamente a forma como vemos o futebol nos dias atuais, podendo ter mudanças significativas.

A TV Globo informou recentemente que a CBF acatou a ideia de implementar o sistema de impedimento semiautomático na próxima edição do Brasileirão. Vale lembrar que essa ideia já foi colocada em prática na final da Libertadores desse ano entre Botafogo e Atlético Mineiro, e inclusive, teve seu desempenho aprovado e deve ser levado a diante.

O impedimento semiautomático consiste basicamente em as linhas, que geralmente são traçadas em tempo real pela equipe da arbitragem de vídeo, sejam feitas de forma automática através de um software de inteligência artificial, assinalando imediatamente quando houver qualquer tipo de infração. Essa prática já vem sendo recorrente na Europa, como por exemplo na Champions League.

Comentarista da ESPN falou sobre o impedimento semiautomático

Ex-árbitro e atualmente comentarista dos canais ESPN, Carlos Eugênio Simon saiu em defesa da implementação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro e disparou elogios à Conmebol pela atitude tomada em colocar esse sistema na final da Libertadores.

”A grande novidade dessa decisão, que a Conmebol investiu, é o impedimento semiautomático, em que o árbitro toma a decisão muito mais rapidamente, tem gráficos que são expostos no telão do estádio, e a televisão mostra tudo. Por um centímetro, impedimento, imagem 3D, não deixa dúvida nenhuma. Parabéns para a Conmebol por essa decisão”, disse.

Comentários estão fechados.