O futebol brasileiro foi pego de surpresa na madrugada desta segunda-feira (2) com a demissão do técnico Filipe Luís do comando do Flamengo. A decisão da diretoria rubro-negra ocorreu mesmo após a vitória por 8 a 0 contra o Madureira, que colocou a equipe na final do Campeonato Carioca.
De acordo com apuração do GE, a demissão do atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro pegou o vestiário e o próprio Filipe Luís de surpresa. Inclusive, o horário do anúncio impediu que o técnico pudesse se despedir do elenco rubro-negro.
Horas depois da definição da saída do treinador, um nome já despontou como o favorito para substituir Filipe Luís: Leonardo Jardim. O ex-treinador do Cruzeiro trata-se de um interesse de longa data da diretoria do clube carioca.
Em dezembro de 2025, o português chegou a ser contatado pelo Flamengo como um “plano B”, em meio a um impasse na renovação contratual do ex-lateral. No entanto, Jardim rechaçou a possibilidade de deixar o Cruzeiro para emendar um trabalho em outro clube brasileiro.
Por que o Flamengo demitiu Filipe Luís?
Ainda segundo apuração do GE, a decisão de demitir o treinador partiu diretamente de Bap, presidente do Flamengo. O mandatário não estava satisfeito com o desempenho da equipe em 2026, especialmente após investimentos milionários, como a contratação de Lucas Paquetá.
Além disso, a relação de Filipe Luís com a diretoria rubro-negra vinha se desgastando desde o fim de 2025, graças ao processo de extensão contratual. O treinador possuía contrato com o Flamengo até dezembro de 2027.



