O retorno de Leonardo Jardim ao futebol brasileiro já conta com um novo capítulo polêmico. Neste domingo (22), o Flamengo amargou um empate em 1 a 1 contra o Corinthians, que contou com uma notícia turbulenta nos bastidores.
O ex-treinador do Cruzeiro optou por afastar o atacante equatoriano Gonzalo Plata do elenco rubro-negro que viajou para São Paulo para atuar na Neo Química Arena. Na coletiva de imprensa, Leonardo Jardim foi direto e confessou que o afastamento ocorreu por questões de “concentração, atitude e empenho físico”.
“É um jogador que está tendo dificuldades de integração, uma integração vasta, por isso neste momento para jogar no Flamengo é necessário estar bem integrado. É necessário termos uma concentração, atitude, empenho físico grande para lutar pelos resultados”, disse.
Campeão pelo Flamengo pode se tornar opção de mercado
De acordo com apuração do GE, Gonzalo Plata pode estar vivendo seus últimos meses como atleta do Flamengo. Diante da queda de prestígio interno a partir da troca de Filipe Luís para Leonardo Jardim, o equatoriano já não é considerado uma peça fundamental pela diretoria rubro-negra.
Além da questão disciplinar, Plata também perdeu espaço graças às mudanças táticas promovidas pelo português no time, que agora prioriza jogadores como Lucas Paquetá e Carrascal. Por consequência, a diretoria do Flamengo pretende ouvir propostas pelo jogador a partir da janela de transferências após a Copa do Mundo.
Vale destacar que Gonzalo Plata chegou a atrair interesse do mercado europeu na janela deste primeiro trimestre de 2026. O West Ham, da Inglaterra, tentou envolver uma troca de jogadores na negociação por Lucas Paquetá, mas recebeu um ‘não’ em retorno graças a intervenção de Filipe Luís.



