Há 82 anos, Cruzeiro fazia sua primeira partida com a tradicional camisa azul

Nesta sexta-feira (21), o Cruzeiro Esporte Clube celebra 82 anos desde que usou a camisa de cor azul pela primeira vez na história. O gato inédito aconteceu num amistoso contra o São Cristóvão, realizado no estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte, no dia 21 de fevereiro de 1943. Vale lembrar que, anteriormente, o time mineiro se chamava Palestra Itália e tinha outras cores.

Fundado por imigrantes italianos, o Palestra Itália usava as cores da bandeira do país europeu, só que o contexto da Segunda Guerra Mundial fez com que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, publicasse uma lei que proíbia qualquer referência ao Eixo, lado derrotado da Guerra, formado especialmente por países como Alemanha, Itália e Japão.

Por conta disso, o time mineiro precisou trocar de nome e de cores. A constelação do Cruzeiro do Sul, que consta na bandeira do Brasil, foi a que deu origem ao novo nome do Cruzeiro. Nessa mesma época, a diretoria do Cabuloso optou por escolher a cor azul como a predominante no escudo, nas cores do uniforme e assim por diante, opção que é mantida até os dias atuais.

Cruzeiro comemora 82 anos vestindo a cor azul

“Há 82 anos, dava-se início a uma nova era no Cruzeiro: o time entrava em campo pela primeira vez com a camisa azul em seu uniforme principal! A camisa azul virou um dos principais símbolos do Cabuloso, sendo facilmente reconhecida por qualquer torcedor cruzeirense ou amante do futebol!”, escreveu a equipe celeste em suas redes sociais nesta manhã de sexta-feira (21).

Comentários estão fechados.