Fortaleza descarta ajuda do Cruzeiro para se tornar SAF e ainda critica
O Cruzeiro tornou-se uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no final de 2021, quando Ronaldo Fenômeno assumiu o comando de 90% das ações do clube. No primeiro ano sob a nova gestão, a equipe mineira conquistou o acesso à Série A do Brasileirão.
Agora, o Fortaleza também está prestes a se transformar em uma SAF. A votação será no próximo sábado (23), das 8h30 às 15h, no estádio Alcides Santos, sede do clube.
Presidente do Fortaleza condena SAF do Cruzeiro
No entanto, em entrevista ao podcast ‘Rolou o Melão’, da ESPN, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, explicou que não pretende seguir os passos do Cruzeiro e de outros clubes da Série A, que negociaram o controle acionário com investidores.
“A gente não tem intenção de venda de controle, que é diferente do que aconteceu aí com Bahia, com Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG, com Coritiba. Já são seis na Série A, mas se a gente considerar também o Cuiabá e o Bragantino, são oito”, disse.
Nota-se, desta forma, que a SAF já é uma realidade estruturada no Brasil e que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
Porém, na opinião de Marcelo Paz, o modelo ideal para o Fortaleza é o que foi adotado pelo América-MG, em que o clube não negociou nenhum percentual da SAF em um primeiro momento.
“Por mais que o Fortaleza ainda não seja SAF, há uma possibilidade de a gente vir a ser. E se vier a ser, no momento, é sem venda de ações, baseado no modelo que o América adotou. Criou a SAF, transferiu os ativos para a SAF e está pronto para o mercado, para quem sabe em algum momento fazer algum tipo de aporte de venda”, revelou.
Não custa lembrar que o América-MG vai mal das pernas no Brasileirão. O time sofreu mais uma derrota na última terça-feira (19) e, com isso, segue na vice-lanterna no torneio, com 17 pontos conquistados e quase 90% de chances de ser rebaixado.
Do lado do Cruzeiro, o objetivo está muito claro: assegurar a permanência na Série A e, em seguida, brigar por uma vaga na Sul-Americana. A Raposa entrará em campo na noite desta quarta-feira (20), às 21h30, para encarar o Fluminense, no Maracanã.
Comentários estão fechados.