O futebol sem dúvida faz parte da cultura de muitos países, principalmente do Brasil. E isso é facilmente refletido no mundo dos games. Há 30 anos, a Electronic Arts lançou o primeiro jogo da série FIFA, que levou a paixão dos torcedores pelo esporte para um novo patamar. FIFA International Soccer, como foi chamado inicialmente, estreou em 1993 e trouxe grandes inovações.
Os fãs, carinhosamente, apelidaram o jogo de FIFA 94 e, de lá para cá, o jogo tornou-se um verdadeiro sucesso em todo o mundo. É importante mencionar que, apesar da qualidade do jogo, visto que era uma grande novidade para a época, ele estava longe de ser perfeito. Bugs engraçados faziam parte do game, arrancando risadas dos jogadores e criando memórias divertidas.
O FIFA 94 foi lançado inicialmente para Mega Drive antes de ser disponibilizado para outras plataformas, como o Super Nintendo, um pouco mais tarde. Uma das inovações do jogo foi o uso de um campo isométrico, com visão na diagonal. Isso tornou o desafio de marcar gols no jogo muito mais complexo. A presença de bugs, contudo, era bem comum e transformava cada partida em uma fonte de diversão inesperada.
Bug do FIFA 94 permitia fugir do juiz para não tomar cartão
Existiam dois bugs bastante populares entre os jogadores. O primeiro surgia quando o goleiro adversário estava prestes a chutar a bola para o meio de campo. Caso o jogador se posicionasse à frente do goleiro, poderia pegar a bola facilmente e partir para o gol. E o segundo bug era um tanto quanto cômico. Sempre que o jogador cometesse uma falta séria, o juiz corria para dar um cartão amarelo, mas permitindo que ele fugisse. A perseguição se mantinha, paralisando a partida até que o cartão fosse dado. Essas situações inusitadas são até hoje motivo de riso para quem jogou o FIFA 94.
Com o passar dos anos, os jogos da série FIFA passaram por incontáveis atualizações e melhorias. Entretanto, alguns bugs estranhos continuaram a aparecer, mesmo nas versões mais recentes. Isso reforça a ideia de que, apesar do comprometimento da empresa em aprimorar a experiência dos jogadores, levar o futebol para o universo digital envolve muitos desafios, e não é tão simples quanto parece.
Comentários estão fechados.