Fifa permite que brasileiros votem para Vinícius Junior ser eleito melhor do mundo

Os torcedores brasileiros ficaram na bronca com a derrota de Vinícius Júnior na Bola de Ouro, premiação realizada pela revista France Football. Depois de perder a disputa para o meia espanhol Rodri, do Manchester City, o atacante do Real Madrid ainda tem a chance de ser eleito o melhor jogador da temporada na eleição do The Best FIFA Football Awards.

Até o momento, a Fifa ainda não confirmou a data e nem o local da premiação, que era chamada apenas de The Best até o ano passado. A principal diferença em relação à Bola de Ouro é o formato, que permite o voto popular. Desse jeito, há mais chances de Vinícius Júnior bater Rodri e outros concorrentes para levar o troféu para casa.

O prêmio da Fifa tem um sistema de votação dividido em várias etapas. Primeiro, especialistas como técnicos e ex-jogadores fazem uma lista inicial com os destaques da temporada. Com a lista pronta, os capitães e treinadores de todas as seleções filiadas à Fifa, além de dois jornalistas de cada país, votam nos três melhores jogadores. Para fechar, há ainda a votação popular que é feita de forma online.

Vinícius Júnior ainda pode ganhar prêmio da Fifa

Desse momento, a votação é dividida entre as partes: os capitães das seleções somam 25% dos pesos dos votos, os técnicos mais 25%, os jornalistas outros 25% e, por fim, o voto popular completa os 100% da votação. Quem é votado em 1º recebe cinco pontos, o 2º recebe três e o 3º um ponto. Ao fim das contas, quem tiver com a maior pontuação é eleito o melhor do mundo.

Comentários estão fechados.