FIFA não para e divulga nova competição para os fãs de futebol

O Conselho da Fifa confirmou oficialmente nesta quarta-feira (5) a aprovação de dois novos torneios que vão fazer parte do calendário do futebol feminino a partir de 2026: a Copa das Campeãs, competição que vai reunir todos os anos os clubes vencedores de cada torneio continental, e o Mundial de Clubes, que terá a primeira edição em 2028.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, sempre foi um dos maiores entusiastas do Mundial de Clubes Feminino. O anúncio já tinha sido feito em 2021, mas a competição não tinha recebido uma ‘marcação’ oficial após a previsão inicial de estreia ter sido estabelecida para 2026.

O Mundial de Clubes Feminino será parecido com a edição do masculino de 2025, novo formato que será disputado em junho. Batizado de ‘Super Mundial’, a nova competição vai colocar frente a frente 32 times em busca do título, incluindo os quatro brasileiros que venceram as últimas Copas Libertadores da América: Palmeiras (2021), Flamengo (2022), Fluminense (2023) e Botafogo (2024).

FIFA confirma criação de mais um Mundial de Clubes

Na versão feminina, o torneio vai contar com 16 equipes, sendo cinco da Europa, duas da América do Sul (Conmebol), duas da América Central e do Norte (Concacaf), duas da África e duas da Ásia. As três vagas restantes serão definidas em playoffs, o que inclui a Oceania.

Por outro lado, a Copa das Campeãs será um torneio para apenas seis clubes, parecido com o atual formato da Copa Intercontinental no masculino. A disputa será realizada entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro do ano que vem. A Fifa entende que a confirmação dessas competições vai valorizar ainda mais a categoria.

Comentários estão fechados.