FIFA muda cenário e só 3 times brasileiros são reconhecidos no Mundial de Clubes

A Fifa reconhece os clubes brasileiros campeões do Intecontinental como vencedores do Mundial, embora a alcunha tenha mudado no início do século XXI. Desde a nova versão que iniciou nos anos 2000, o torneio passou a ter novos representantes dos outros continentes, não ficando restrito apenas às equipes que jogam pela América do Sul e pela Europa.

Nesse formato do Mundial de Clubes que se iniciou nos anos 2000, apenas três times do futebol brasileiro conseguiram levantar a taça, levando a melhor sobre as poderosas equipes do Velho Continente. Quem mais se destacou neste período foi o Corinthians, que acabou conquistando o título em duas oportunidades: 2000 e 2012.

Em 2000, o Corinthians fez a final contra o Vasco da Gama e venceu nos pênaltis, depois de terem passado por europeus nas fases anteriores. Já em 2012, voltou a conquistar o mundo ao bater o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0 na decisão, graças a um gol do centroavante peruano Paolo Guerrero. O feito já tinha sido anotado duas vezes em anos anteriores por outros brasileiros.

Fifa comenta sobre brasileiros campeões do mundo

Em 2005, o São Paulo foi campeão mundial ao vencer o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0 com um gol do volante Mineiro. No ano seguinte, um brasileiro voltou a levantar a principal taça da Fifa. Em 2006, o Internacional de Abel Braga superou o poderoso Barcelona, na Espanha, com uma vitória também por 1 a 0, graças ao gol marcado pelo meia Adriano Gabiru.

Comentários estão fechados.