FIFA investiga jogador argentino após título da Copa América 2024

A FIFA foi acionada nos últimos dias e resolveu investigar jogador argentino após titulo da Copa América de 2024. Em transmissão feita após a vitória contra a Colômbia por 1 a 0, o volante Enzo Fernández e outros companheiros de equipe apareceram cantando música com teor racista. A situação gerou grande repercussão nas redes sociais e a Fifa foi obrigada a participar.

Nesta quarta-feira (17), a Fifa abriu investigação contra a Associação de Futebol Argentino (AFA) e o Chelsea iniciou apuração contra Enzo Fernández, responsável por gravar e transmitir ao vivo o vídeo que registrou o episódio racista. Além do volante, outros jogadores estavam cantando, mas não é possível identifica-los.

“Eles jogam pela França/mas são de Angola/que bom que eles vão correr/se relacionam com transexuais/a mãe deles é nigeriana/o pai deles cambojano/mas no passaporte: francês”, diz a canção entoada por Enzo e outros jogadores no ônibus.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A Fifa, que produz campanhas contra o racismo, se pronunciou e disse que está investigando o caso para tomar medidas. “A Fifa está ciente de um vídeo que circula nas redes sociais e o incidente é objeto de uma investigação. A Fifa condena firmemente todas as formas de discriminação, venham de onde vier, incluindo jogadores, torcedores e responsáveis”, disse a entidade.

O Chelsea, equipe de Enzo, também quebrou o silêncio e foi contra o comportamento do jogador, emitindo nota oficial, além de ter aberto procedimento interno para averiguar o caso.

“Temos orgulho de ter diversidade em nosso clube, que é inclusivo e conta com pessoas de diferentes culturas, comunidades e identidades que são bem-vindas aqui. Tomamos ciência e apreciamos o pedido de desculpas do nosso jogador e vamos encarar esse episódio como oportunidade para a educação”, afirmou o Chelsea.

Comentários estão fechados.