A Fifa determinou a punição a uma nova seleção que passa a ficar impedida de disputar a Copa do Mundo de 2026, que será realizada em conjunto por México, Estados Unidos e Canadá. De acordo com a determinação da entidade máxima do futebol mundial, a República Democrática do Congo está banida das competições internacionais organizadas pela Fifa.
A punição à federação do Congo (FECOFOOT) foi divulgada neste mês de fevereiro após um grave problema de ingerência, com suspeita de violação de estatutos e interferências externas. “A suspensão só será revogada quando a FECOFOOT recuperar o controle total de sua sede e instalações”, destacou a Fifa através do comunicado oficial.
A República Democrática do Congo tinha dois jogos marcados para o mês de março, em compromissos váliso pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. A seleção está no Grupo F e ocupa a última colocação da chave, que é liderada pelo Marrocos. Após quatro rodadas disputadas, a equipe conquistou apenas dois pontos, com direito a goleadas sofridas por 4 a 2 e 6 a 0.
Fifa suspende duas seleções da Copa do Mundo de 2026
Além da República Democrática do Congo, a Fifa também puniu a Federação de Futebol do Paquistão (PFF) por não aprovar mudanças na Constituição que garantam ‘eleições verdadeiramente justas e democráticas’. O curioso é que o Paquistão tem um histórico de sanções, normalmente associadas à interferências externas. O país saiu da última punição em junho de 2022 e, agora, também não vai poder disputar as Eliminatórias da Copa.
Comentários estão fechados.