Fifa altera cenário e reconhece só 3 brasileiros no Mundial de Clubes
O questionamento em cima das conquistas dos campeonatos mundiais de clubes sempre foi um dos grandes pontos de discussão principalmente no futebol brasileiro. Apesar de as argumentações estarem bem longe de acabar, os torcedores ficam atentos com uma determinação imposta pela FIFA ao reconhecer somente três times como campeões.
Para alegria de uns e frustração de outros, a entidade máxima do futebol mundial, através de seu site oficial, reconheceu somente Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006) como os únicos clubes do Brasil a chegarem ao topo do mundo. “Somente três clubes do Brasil conseguiram derrubar os da Europa a caminho do título”, publicou.
Essa decisão tomada pela entidade promete gerar grande frustração principalmente em clubes como Santos, que se considera bicampeão mundial nos anos 1962 e 1963, com Pelé; além de outros como Flamengo, Grêmio e Palmeiras, que se auto intitulam como campeões do mundo.
Independente de qualquer discussão, é inegável dizer que o futebol sul-americano vem ficando cada vez mais para trás em comparação a Europa, principalmente. Desde 2012 um time da América do Sul não conquista o torneio, sendo o último justamente o Corinthians, contra o Chelsea. Clubes como Palmeiras, Flamengo e Fluminense chegaram até a final recentemente, porém, fracassaram.
“Novo Mundial” será disputado em 2025
Se historicamente o torneio mundial já é de extrema dificuldade para times brasileiros, o ano de 2025 promete ser ainda “pior” no quesito dificuldade. No meio do ano será realizado o Super Mundial de Clubes, num formato semelhante ao mundial de seleções, com 32 equipes de diferentes continentes. Os representantes do Brasil serão Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.
Comentários estão fechados.