Fifa altera cenário e reconhece apenas três brasileiros no Mundial de Clubes

A Fifa voltou a criar polêmica a reconhecer apenas três times do futebol brasileiro como vencedores do Mundial de Clubes, deixando de fora as equipes que venceram a extinta Copa Intercontinental. Atualmente, a entidade máxima do esporte enxerga apenas Corinthians, São Paulo e Internacional como campeões do mundo, graças ao novo formato do torneio que começou nos anos 2000.

Desde que o formato do Mundial de Clubes passou a integrar equipes de diferentes continentes, não só os campeões europeus e sul-americanos, apenas três times do Brasil venceram o torneio. O destaque maior fica para o Corinthians, que levantou a taça duas vezes, em 2000 e mais recentemente em 2012. Já o São Paulo ganhou em 2005, enquanto o Internacional conquistou no ano seguinte, em 2006.

Nesse novo cenário, a Fifa acaba por excluir times que venceram o Mundial de Clubes quando o torneio possuía outra denominação, como são os casos de Flamengo, Grêmio e Santos. Apesar da polêmica, os torcedores dessas equipes seguem se considerando campeões mundiais, embora tenham que conviver com algumas provocações dos rivais.

Fifa reconhece três times do Brasil como campeões do mundo

Em 2025, a Fifa vai dar início ao Super Mundial de Clubes, torneio que contará com 32 equipes de diferentes continentes. Ao todo, o Brasil terá quatro representantes na disputa: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, que foram os campões, respectivamente, da Copa Libertadores da América nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. Na América do Sul, os argentinos River Plate e Boca Juniors também vão para a competição.

Comentários estão fechados.