O futebol atual do jeito que está vem gerando muitas polêmicos no futebol entre clubes do mundo inteiro, e não somente pelos erros dos profissionais que são responsáveis pelos principais mecanismos desse esporte, mas também muitas vezes pelas regras em si que podem necessitar de mudanças.
A Federação Italiana de Futebol apresentou ao órgão que é responsável pelo regulamento das regras no futebol, a International Board (IFAB), novas ideias que podem ser implementadas no esporte visando um aprimoramento e melhor organização em relação ao que temos nos dias atuais.
Entre as ideias apresentadas, uma mudança no VAR foi dita como necessária, já que o sistema muitas vezes promove grande atraso nas partidas, levando muito tempo para as revisões, além de acontecer diversas vezes durante as partidas. Sendo assim, a ideia é de que a revisão na cabine da arbitragem de vídeo seja tratada como uma espécie de “desafio” como temos no vôlei, por exemplo, sendo que deve ser solicitado pelos capitães ou comissão técnica, por um número limitado de vezes.
“Este pedido vai tornar mais pontual, precisa e transparente a revisão de vídeo em episódios considerados polêmicos pelos protagonistas”, explicou Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana.
Outra mudança solicitada foi a respeito do tempo de duração da partida, com a adição do “relógio parado” que com o nome autoexplicativo, a arbitragem responsável pela partida apenas pausaria o tempo em seu relógio durante as paradas, evitando assim os longos períodos de acréscimos.
Ideias ainda necessitam de aprovação da IFAB
As ideias apresentadas pela Federação Italiana representariam uma mudança radical no futebol como conhecemos, sendo assim, passará por um grande processo até que possam ser finalmente aprovadas.
Caso sejam levadas à diante, as alterações serão realizadas primeiramente em jogos de torneios amadores ou divisões inferiores, para serem acompanhadas antes de serem implementadas de fato no futebol profissional e de alto nível.
Comentários estão fechados.