Estreia na América: Há 19 anos, Cruzeiro fazia sua primeira partida pela Copa Sul-Americana

No mesmo dia em que o Cruzeiro comemora o bi da Libertadores também é marcado pela primeira partida da história do Cruzeiro na Copa Sul-Americana. No dia 13 de agosto de 2003, o Cruzeiro, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo, enfrentava o Palmeiras no antigo Parque Antártica e venceu por 1 a 0, com gol de Edu Dracena.

A edição daquele ano era apenas a segunda da Copa Sul-Americana, antes da criação outras competições existiram para ser a segunda maior do continente, como sucessora da Copa Mercosul. No regulamento daquele ano, a primeira fase colocava clubes do mesmo país competindo por vaga na próxima fase, no caso do Brasil, essa primeira fase era dividida em grupos de três com apenas um se classificando.

Zebra na Sul-Americana e Tríplice Coroa do Cruzeiro

O ano de 2003 foi mágico para a torcida cruzeirense, quando o clube se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar a tríplice coroa. No entanto, se a Raposa levou a taça do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil, o sonho de levar a Sul-Americana terminou logo na primeira fase. Em um grupo com Palmeiras e São Caetano, só o Azulão avançou de fase, eliminando a Raposa no saldo de gols.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

E as surpresas não pararam naquele grupo do Cruzeiro, ao fim da competição quem foi mais longe foi o São Paulo, que caiu na semifinal para o River Plate. Porém, na decisão o time argentino foi superado pelo Cienciano, do Peru, sendo lembrado até hoje como uma das maiores surpresas do futebol na América do Sul.

Fato é que a taças não faltaram para a Raposa naquele ano mágico mas, ainda sim, a Copa Sul-Americana é um dos poucos troféus que o Cruzeiro nunca trouxe para a Toca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.