Dois integrantes da Máfia Azul, principal organizada do Cruzeiro, foram presos em Belo Horizonte nesta semana por homicídio de tentativa de homicídio de um torcedor do Atlético-MG. O crime aconteceu em novembro de 2021.
Destaca-se que ambos haviam sido condenados a mais de 50 anos de prisão pelo crime, mas entraram com recurso da decisão e conseguiram liberdade provisória. Os torcedores estavam usando tornozeleiras eletrônicas.
Acontece que o Ministério Público de Minas Gerais contestou a decisão que permitiu com que os acusados deixassem a cadeira. De acordo com o órgão, a 6ª Câmara Criminal do TJMG foi omissa em relação à execução provisória da pena.
Relembre o caso com membros da organizada do Cruzeiro
Em novembro de 2021, após a partida entre Atlético-MG x Fluminense, no Mineirão, membros da organizada do Cruzeiro fizeram uma emboscada a um ônibus que levava diversos torcedores do Galo.
O atentado, além de ter terminado na morte de um torcedor rival, deixou pelo menos 11 pessoas feridas e queimaduras. Na época, Gustavo Luiz da Silva e Walker Marcelino – integrantes da Máfia Azul – foram condenados a mais de 55 anos de prisão pela morte de Mateus de Freitas Ferreira, da Galoucura.
Gustavo recebeu uma sentença de 61 anos e 8 meses de detenção em regime fechado por ter cometido homicídio triplamente qualificado, caracterizado por motivo torpe, meio cruel e uso de recursos que dificultaram a defesa da vítima.
Walker, por sua vez, foi sentenciado a 56 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. Ele foi considerado culpado por homicídio triplamente qualificado e também por sete tentativas de homicídio duplamente qualificado.



