De maneira repentina, o Cruzeiro anunciou oficialmente que abandonou a disputa do Brasileirão Sub-20 da categoria feminina, que está marcado para começar em 8 de março. A decisão partiu da nova gestão do departamento de futebol feminino do clube, agora liderado por Luiza Parreira.
A gestora concedeu entrevista ao GE na terça-feira (10) para explicar a motivação por trás da decisão estratégica. Segundo Parreira, a mudança no calendário foi definida para priorizar a integração de atletas sub-20 ao elenco profissional.
“Não sei se vocês perceberam, mas é uma data bem próxima do Campeonato Brasileiro profissional. Então, a gente teria pouco tempo para poder estruturar e fazer um trabalho realmente devido de formação. E isso tem que ficar bem claro, para a gente estruturar a categoria de base hoje nas cabulosas, é para a gente ter um projeto a longo prazo.”, disse.
Cruzeiro irá retomar time Sub-17
Além da decisão de abrir mão da vaga no Brasileirão Sub-20, Luiza Parreira também confirmou que outras mudanças estruturais estão sendo desenvolvidas no projeto do Cruzeiro. A intenção da gestora é priorizar retomar a categoria sub-17 em detrimento de manter um time sub-20, já que há mais competições para o setor mais jovem no futebol feminino.
“Entendemos que o melhor para o Cruzeiro é disputar as competições na categoria Sub-17. Não existe Mineiro Sub-20, então ficaria um pouco sem sentido montar time só para o Brasileirão(…) Preciso apresentar para o presidente um local estruturado, uma comissão técnica, retomar algumas atletas que já tinham uma conversa depois do titulo do Mineiro”, completou.



