De olho nas próximas gerações, o Cruzeiro realizou, entre os dias 22 a 29 de outubro, a primeira edição da Copa Futuro Celeste. Trata-se de um evento de captação de talentos de base. O torneio foi disputado diretamente na Toca da Raposa I.
Ao todo, a equipe estrelada recebeu 30 escolas e projetos de futebol das categorias Sub-9 e Sub-10. O objetivo, desta forma, era reconhecer jovens talentos para o futuro do esporte. Além disso, de acordo com o diretor executivo das categorias de base do Cruzeiro, Roberto Braga, a ação também faz parte de uma nova política da atual gestão do clube.
Neste quesito, o propósito é estreitar os laços e fortalecer as relações com instituições da região metropolitana de Belo Horizonte, assim como do interior de Minas Gerais. “A gente quer dar oportunidades para os garotos serem vistos e mostrarem o talento deles”, explicou.
Outros ganhos para o Cruzeiro
Em seguida, Roberto Braga destacou que, aos poucos, o Cruzeiro consegue retomar a sua credibilidade no estado e no Brasil. Para isso, abrir as portas do clube e promover ações como essa são fundamentais, afinal, trazem o público para dentro da instituição.
“Mas o mais importante é abrir o Cruzeiro de novo para a comunidade, aproximar quem faz o futebol ali na ponta, que está nas escolas e nos campos de terra. O Cruzeiro abre as portas de novo para estes projetos. É importante para os parceiros e para o desenvolvimento da nossa base”, conclui Roberto.
O coordenador de captação da base do Cruzeiro, Milton Costa, destacou, por sua vez, que, ao trazer os atletas para dentro da Toca da Raposa, fica mais fácil observar possíveis novos talentos do futebol, evitando, desta forma, visitar cada projeto separadamente.
“Poderíamos visitar estes projetos, como a gente faz normalmente, mas trazendo eles aqui na Toca da Raposa, pudemos observar todos de uma só vez”, destacou. De fato, durante o evento, a equipe de captação do Cruzeiro acompanhou de perto todas as partidas.



