O Cruzeiro garantiu o título do Campeonato Mineiro, mas viu uma grande polêmica tomar conta dos holofotes após a partida. No último lance da final, os jogadores da Raposa e do Atlético-MG desencadearam uma briga física generalizada, que levou a expulsão de 23 nomes.
Desse total, 12 atletas do Maior de Minas foram penalizados com um cartão vermelho direto. São eles: Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, João Marcelo, Villalba, Kauã Prates, Christian, Lucas Romero, Matheus Henrique, Walace, Gerson e Kaio Jorge.
Diante da polêmica, surgiu uma dúvida: o Cruzeiro terá desfalques na partida desta quarta-feira (11), contra o Flamengo? Felizmente para o torcedor cruzeirense, a tendência é que o Cabuloso não precise se preocupar com desfalques de imediato.
Isso porque o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que as punições com cartões, independente do motivo, precisam ser cumpridas na mesma competição. Ou seja, os jogadores do Cruzeiro e do Atlético-MG devem cumprir as suspensões no Campeonato Mineiro de 2027.
Jogadores do Cruzeiro ainda correm risco de cumprirem suspensão na Série A?
Apesar disso, ainda há uma brecha que pode causar problemas para as duas equipes na Série A. Acontece que o CBJD prevê uma exceção à regra citada acima: caso a suspensão não possa ser cumprida na mesma competição, ela pode ser transferida para outro torneio.
De acordo com apuração do jornalista e advogado Andrei Kampff, do Uol Esportes, a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) pode usar dessa brecha para argumentar que o gancho precisa ser cumprido ainda em 2026. Nesse caso, os jogadores se tornariam desfalques no Brasileirão.



