O Cruzeiro aplicou uma goleada histórica quando ainda se chamava Palestra Itália. No dia 9 de fevereiro de 1927, a Raposa não teve piedade do Grêmio de Minas Gerais e venceu pelo placar de 11 x 1, em confronto disputado no estádio Barro Preto. Com essa vitória, a equipe celeste foi campeã de forma invicta do Campeonato da Cidade de 1926, vencendo todos os jogos da competição estadual.
Naquela época, o Campeonato da Cidade era considerado uma espécie de Campeonato Mineiro. O torneio foi organizado pela Associação Mineira de Esportes Terrestres (AMET) e tinha o reconhecimento da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Apesar disso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) não reconhece o título do Cruzeiro como um Estadual.
Por conta do longo tempo, não há muitos registros sobre a goleada do Palestra Itália sobre o Grêmio-MG. Uma matéria do jornal Diário de Minas, do dia 11 de janeiro de 1927, é a única encontrada sobre o Campeonato da Cidade daquele ano envolvendo o Cruzeiro. A reportagem confirma que o time celeste venceu todas as partidas e foi campeão invicto.
Cruzeiro aplicou goleada histórica em cima do Grêmio
Além do Grêmio e do Cruzeiro, o Campeonato da Cidade daquele ano contou com outras equipes como Avante, Botafogo, Fluminense, Olympic, Minas Gerais e Santa Cruz. Até hoje, a equipe de Belo Horizonte afirma que o título do Palestra Itália de 1926 foi reconhecido em 1998 pela Federação Mineira, mas o caso foi desmentido pela própria FMF em 2010, o que causa uma enorme polêmica no Estado.
Comentários estão fechados.