Cruzeiro marcou jogo amistoso para anunciar seu novo nome

No dia 14 de fevereiro de 1943, o Cruzeiro disputou um amistoso contra o São Cristóvão-RJ em Belo Horizonte, em partida que entrou para a história do clube mineiro. Essa foi a primeira partida da equipe celeste com o nome que carrega até hoje, já que foi fundada em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Palestra Itália, fazendo uma homenagem ao país dos seus fundadores.

O problema é que, nesse período, a Segunda Guerra Mundial acontecia e a Itália fazia parte do Eixo, que acabou sendo derrotado para os Aliados dois anos depois. Quando o conflito estourou e cada país foi se ‘juntando’ a um dos lados, o Brasil ficou contra a aliança de Itália, Alemanha e Japão. Foi então que o governo de Getúlio Vargas fez uma proibição que alterou a história do time mineiro.

Em 31 de agosto de 1942, foi publicada uma lei que proibia o uso de referências à nações inimigas do Brasil. O Palestra Itália era um nome consolidado em São Paulo e em Minas Gerais. Na capital paulista, o clube se tornou Palmeiras, enquanto em BH virou Cruzeiro. As cores da equipe mineira também trocaram para fazer uma homenagem ao Cruzeiro do Sul, uma das constelações que aparece na bandeira do Brasil.

Cruzeiro teve que trocar de nome durante Segunda Guerra

Voltando ao duelo contra o São Cristóvão, o Cruzeiro estreou o seu novo nome, mas não deu certo num primeiro momento. Depois de abrir 3 a 1 no marcador com dois gols de Nogueirinha e um de Alcides, a Raposa viu a equipe carioca virar o amistoso para 5 a 3. O duelo foi disputado no antigo estádio de JK, que anos depois se tornou o parque esportivo do Barro Preto.

Comentários estão fechados.