O Cruzeiro encaminhou, nos últimos dias, o empréstimo do volante Walace ao Vitória até o fim da temporada, em uma negociação sem opção de compra. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Heverton Guimarães. O jogador, de 31 anos, está afastado das atividades com o restante do elenco desde o início de abril.
Ele foi retirado do grupo pela diretoria após um episódio de indisciplina envolvendo o goleiro Matheus Cunha em um grupo de WhatsApp, ocorrido logo após a derrota por 4 a 1 para o São Paulo, no Morumbis.
A decisão também reflete um momento de necessidade no setor de meio-campo do Cruzeiro, que convive com carência na posição de primeiro volante. Como Walace não conseguiu se firmar e permanece fora dos planos, Lucas Romero é atualmente a única opção de origem no elenco. Diante disso, a diretoria segue mapeando o mercado em busca de alternativas, como Santiago Sosa, do Racing-ARG, embora ainda sem avanços em propostas formais.
Carreira
Contratado junto à Udinese-ITA por cerca de R$ 69,1 milhões — uma das maiores compras da história do clube — Walace disputou 46 partidas pelo Cruzeiro e marcou um gol. O volante teve poucos momentos como titular, sendo, na maior parte do tempo, opção no banco de reservas, especialmente atrás de Lucas Romero.
Walace disputou apenas uma partida pelo Cruzeiro em 2026. O volante entrou em campo por cerca de sete minutos na vitória sobre o Pouso Alegre, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Fora isso, o jogador não voltou a ser utilizado ao longo da temporada, passando em branco tanto sob o comando de Tite quanto de Artur Jorge, sem ganhar novas oportunidades no elenco celeste.
Walace começou no Grêmio, onde se destacou como volante e foi campeão da Copa do Brasil de 2016. Depois, teve passagem pelo futebol europeu, atuando por Hamburgo, Hannover e Udinese, sendo um dos destaques da equipe italiana na época em que o Cruzeiro o contratou.



