Cruzeiro decidiu mudar de nome e marcou até amistoso para festejar

O amistoso contra o São Cristóvão-RJ no dia 14 de fevereiro de 1943 marcou o primeiro jogo do Cruzeiro com o seu novo nome. Fundado no dia 2 de janeiro de 1921 como Palestra Itália, a equipe de Minas Gerais precisou trocar de identidade por conta de um dos fatos mais marcantes do século XX: a Segunda Guerra Mundial.

Itália, Alemanha e Japão eram os principais países que formavam o bloco do Eixo, que lutavam contra os Aliados. O Brasil ficou contra a aliança que perdeu a Segunda Guerra Mundial em 1945, mas antes disso acontecer houve uma proibição importante do governo de Getúlio Vargas. O então presidente brasileiro impediu qualquer referência às nações inimigas que disputavam o controle da Europa.

Foi então que no dia 31 de agosto de 1942, a lei entrou em vigor, obrigando o então Palestra Itália a mudar de nome. A diretoria celeste precisava adotar um tom mais patriota e escolheu o nome de Cruzeiro para homenagear a constelação do Cruzeiro do Sul, presente na bandeira do Brasil. Outro fato importante é que o time mineiro trocou de cores para não ser mais associados à Itália de forma alguma.

Cruzeiro trocou de nome por causa da Segunda Guerra

O duelo contra o São Cristóvão, disputado em Belo Horizonte, foi o primeiro da Raposa sob essa alcunha. Apesar de se tratar de um dia histórico, as recordações não são nada boas para os mineiros. Depois de abrir 3 a 1 no marcador e encaminhar uma vitória tranquila, o Cabuloso viu a equipe do Rio de Janeiro dar a volta por cima e virar a partida para 5 a 3, aplicando a primeira derrota do ‘novo’ Cruzeiro.

Comentários estão fechados.