Matheus Bidu. Foto: Divulgação/Reprodução.

Cruzeiro chega a quase 100% de probabilidade de retorno à Série A

Após as 13 rodadas iniciais da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, líder isolado da competição com 31 pontos, teria pouco mais de 93% de chance de retornar à elite do futebol nacional. Os dados foram levantados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após a vitória diante da Ponte Preta, na última quinta-feira, no Mineirão, pelo placar de 2 a 0, o time comandado por Paulo Pezzolano alcançou 31 pontos de 39 possíveis neste início de Série B. De acordo com a pesquisa da UFMG, 68 pontos garantem, inevitavelmente, o acesso à Série A em 2022. 

O caminho do Cruzeiro

Faltando 25 rodadas para o fim da competição, e sendo o número mágico para garantir o acesso 68 pontos, o Cruzeiro teria, portanto, que somar mais 37 dos 75 possíveis, pouco menos de 50% de aproveitamento. 

Desde que chegou à Raposa, no início do ano, Pezzolano fez 31 jogos com a camisa celeste, tendo 22 vitórias, dois empates e sete derrotas, o que lhe rendeu um aproveitamento de aproximadamente 73%.

A equipe mineira tem hoje uma situação confortável na tabela com seis pontos de vantagem para o Bahia, segundo colocado, e 13 de frente para o Grêmio, primeiro clube fora do G-4. Entretanto, cumpre ressaltar que o Tricolor Gaúcho ainda jogará pela 13ª rodada. 

De acordo com os matemáticos da UFMG, o Bahia tem 62,5% de chance de acesso, seguido por Vasco (62,4%), Grêmio (29%) e Sport (28,4%). Vale ressaltar que todos os clubes que disputam a Série B ainda podem conquistar vaga na próxima edição da Série A. 

No entanto, a jornada até o final da competição é longa, e o treinador celeste faz questão de reforçar o peso de cada jogo. Após a partida contra a Ponte, Pezzolano, ao ser perguntado sobre o duelo contra o Fluminense pela Copa do Brasil, disse que o principal objetivo do ano é subir com o Cruzeiro. 

“Meu foco é conseguir o acesso à Série A. No entanto, isso não quer dizer que vamos brincar, vamos jogar, jogar uma final”, afirmou. 

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.