Copa do Mundo: Entenda o novo formato da competição

A Copa do Mundo terá um novo formato a partir da próxima edição de 2026. As mudanças foram tomadas pelo Conselho da Fifa e confirmadas pela entidade. Ao certo, pode-se dizer que a principal novidade fica a cargo do número de seleções no torneio. 

Até então, o modelo vigente para a Copa do Mundo, adotado em 1998, dispunha de 32 equipes em busca da taça. A partiR da próxima edição, o torneio contará com 48 seleções. Isto é, teremos mais partidas em 2026.

Como será a divisão da Copa do Mundo?

A Copa do Mundo terá 12 grupos com quatro integrantes cada. Ao final da primeira fase de jogos, os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados garantem vaga no mata-mata. Ou seja, serão 32 times na fase eliminatória, não mais 16. 

Em outras palavras, haverá uma rodada antes das oitavas de final. Desta forma, a jornada de uma seleção até o título da Copa do Mundo contará com oito partidas, em vez dos históricos sete degraus até o lugar mais alto do pódio. 

Ainda em tempo, não custa dizer que a Fifa já havia decidido aumentar o número de times na Copa do Mundo. No entanto, inicialmente, a ideia era dividi-lOs em 16 grupos com três equipes. O formato não agradou e as mudanças foram anunciadas. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Com a divisão em 12 grupos com quatro times, o número de jogos da Copa do Mundo vai saltar de 64 para 104. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima edição devem decidir em breve a divisão das partidas nos países-sede (Estados Unidos, Canadá e México).

Comentários estão fechados.