Copa do Brasil 2018: o título do Cruzeiro

Relembre alguns detalhes da Copa do Brasil de 2018, que ficou marcada com o importante título do Cruzeiro Esporte Clube. O Rei de Copas é uma das equipes com a sala de troféus mais recheada de todo o continente e isso não é novidade alguma para os seus torcedores, que sabem bem o tamanho da instituição que amam, muitas vezes desde o berço.

Mas, há um título em especial que acabou colocando o Cabuloso em uma prateleira mais do que exclusiva dentro do cenário brasileiro. O da Copa do Brasil de 2018. Isso porque, depois de ter levantado a taça do torneio nas temporadas de 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017, a taça de 2018 foi a sexta, que colocou o time no pedestal do maior campeão de toda a competição.

Agora, vamos relembrar toda a campanha e os momentos marcantes vividos pelo Cruzeiro e seu elenco especial naquele ano. Com toda a trajetória detalhada, deixando os torcedores com uma grande saudade de tudo aquilo que já viveram em um passado recente.

A edição de 2018 do torneio foi realizado pela Confederação Brasileira de futebol, assim como habitual, contando com a participação de 91 times, distribuídos entre todo o território do país, começando no dia 30 de janeiro e se estendendo até a metade de outubro, quando o time mineiro conseguiu confirmar a taça.

Cruzeiro ‘pulou’ fases da Copa do Brasil 2018

Assim como Bahia, Luverdense, América Mineiro, Grêmio, Corinthians, Palmiras, Santos, Flamengo, Vasco da Gama e Chapecoense, o Cruzeiro entrou diretamente para as oitavas de final. O motivo desse pulo foi variado entre as equipes, mas, em relação ao clube celeste, se deu pela classificação para a Copa Libertadores da América com o título da Copa do Brasil do ano anterior.

Em seu primeiro duelo daquela edição, o Cruzeiro encarou o então chamado Atlético Paranaense, ficando na frente do placar agregado por 3 a 2. O primeiro jogo resultou em vitória celeste, por 2 a 1, enquanto a volta empatou em 1 a 1.

Cruzeiro eliminou três paulistas na campanha

Durante aquela campanha mágica orquestrada pelos comandados de Mano Menezes, ficou marcado o fato de que, das quartas de final em diante, a equipe celeste só enfrentou equipes vinculadas à Federação Paulista de Futebol, todos elas, inclusive, apontadas como gigantes do cenário brasileiro por sua vasta história.

Para começar, nas quartas de final, o Santos acabou entrando no caminho do Cruzeiro. Com uma vitória celeste por 1 a 0 na ida, o Alvinegro Praiano foi para cima na volta e devolveu a diferença no placar, vencendo por 2 a 1, empatando no agregado e levando para a disputa de penalidades. No entanto, a pontaria mineira se destacou, levando à classificação do Cabuloso por 3 a 0.

Já as semifinais foram contra o Palmeiras e, repetindo a novela, o Cruzeiro conseguiu uma vitória por 1 a 0 na ida, mas, na volta, a vitória palestrina não veio, com o empate em um a um dando a vaga na decisão para o time azul.

Clássico nacional na final da Copa do Brasil 2018

A Final da Copa do Brasil de Futebol de 2018 foi disputada entre Cruzeiro e Corinthians e, para consagrar o sexto título da competição, a equipe de Mano Menezes não deu chance para os adversários e emplacou logo duas vitórias para voltar com a taça. No primeiro jogo, dentro do Estádio Mineirão, o time celeste saiu na vantagem, com gol de Thiago Neves dando a vitória simples.

A volta, uma semana depois, no dia 17 de outubro, também foi de comemoração para a torcida azul. Mesmo dentro da Arena Corinthians, Robinho e Arrascaeta marcaram, garantindo a vitória por 2 a 1 sobre os mandantes e confirmando a conquista especial. O gol do rival foi marcado por Jadson, mas não foi o suficiente.

O time base de Mano Menezes que entrou em campo naquela final foi composto por Fábio, Edílson, Dedé, Léo, Lucas Romero, Ariel Cabral, Henrique, Robinho, Thiago Neves (Lucas Silva), Rafinha (Arrascaeta) e Hernán Barcos (Raniel).

O título foi o sexto do time celeste na Copa do Brasil, tornando o Cruzeiro o maior campeão isolado da competição, sendo o primeiro a alcançar a marca no território nacional e ganhando também um apelido de dar orgulho na torcida, o Rei de Copas.

45496184871 0961232552 b

Comentários estão fechados.