Conheça a origem e história do símbolo do Cruzeiro

O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado no dia 2 de janeiro de 1921 sob o nome de Palestra Itália, alcunha que precisou ser alterada oficialmente em 1942 por conta da lei brasileira que proibia o uso dos nomes dos países que fazia parte do Eixo na Segunda Guerra Mundial, incluindo a Itália. Por conta disso, Palestra Itália deixou de existir e deu origem ao Cruzeiro, que ganhou ainda um novo escudo.

O passado italiano, que remonta dos fundadores imigrantes do país europeu, ficou para trás e o Cruzeiro precisou passar por enormes discussões para tomar as decisões à respeito do clube. O nome foi trocado, assim como as cores inicias, o escudo e toda a marca que já vinha sendo carregada pelos torcedores.

“Em 1942, com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, um decreto proibiu o uso de termos e símbolos que remetessem aos países do Eixo. Desta forma, em 7 de outubro, sob muita discussão dos conselheiros e diretores, foi decidido que o clube passaria a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, adotando como símbolo a constelação do Cruzeiro do Sul”, diz o clube mineiro oficialmente.

Qual é a história do escudo do Cruzeiro?

Com a homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul, presente na bandeira nacional, uma clara referência patriótica, o então ‘novo’ Cruzeiro criou um escudo em formato de círculo, com o emblema nas cores azul e branca, destacando a constelação homenageada e o nome do clube ao redor.

Com o passar dos anos, algumas pequenas adaptações foram feitas no escudo até chegar ao modelo que vemos hoje. Em 1996, por exemplo, foram colocadas as tradicionais cinco estrelas. Já em 2003, após o histórico ano da conquista da Tríplie Coroa, foi adicionada uma coroa por cima do escudo, retirada há cerca de 4 anos.

Comentários estão fechados.