Conheça a história da criação do escudo do Cruzeiro
O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 1921, na época sob o nome de Palestra Itália, fazendo alusão à sua origem italiana. Quando o clube mineiro surgiu, o escudo vinha com as cores da bandeira do país europeu, assim como as iniciais do time. No entanto, tudo isso mudou durante o período da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945.
Foi em 1942 que o Cruzeiro precisou reformular o seu nome e, consequentemente, o seu escudo para não fazer associação à Itália, que fazia parte do Eixo e lutava contra os vitoriosos Aliados na Segunda Guerra. Com uma nova identidade, o time celeste teve seu visual inspirado nas cinco estrelas do Cruzeiro do Sul, uma constelação que pode ser vista no hemisfério sul e que representa bem o Brasil.
Foi dessa forma que as estrelas passaram a ser a principal marca do Cruzeiro. O escudo sofreu diversas mudanças ao passar das décadas, mas sempre foram mantidas as cinco estrelas. No começo, elas ficavam dentro de um círculo azul e os padrões foram se adaptando para que a constelação ficasse mais em evidência, como acontece até os dias de hoje.
História do Cruzeiro está ligada à grandes mudanças
Outra marca que mudou muito ao longo dos anos foi o tom do azul do escudo do Cruzeiro, que variou entre azul escuro e azul celeste. Já o branco, que é considerada a cor secundária do clube mineiro, também sempre se mostrou presente. O curioso é que as estrelas também podem representar as glórias do time, considerado um dos grandes e um dos maiores vencedores do futebol brasileiro.
Comentários estão fechados.