Começo do fim? Clubes de grande liga desejam o fim do VAR
O VAR, instrumento usado nas partidas de futebol há quase uma década, vem sendo contestado por todos os cantos do mundo e pode estar com fim anunciado. Com muitas críticas ao modelo de trabalho, que exige ida do árbitro ao monitor para analisar lances, a Premier League, liga inglesa de futebol, está em debates para encerrar o uso do aparalho.
Para mudança é necessário que 14 dos 20 clubes da elite inglesa aprovem a mudança. Em nota oficial, a liga informou que discussões serão realizadas com relação ao VAR no próximo encontro anual de clubes, que ocorre no dia 6 de junho. O equipamento, em especial na Inglaterra, nunca caiu no gosto dos jogadores e torcedores, que reclamam da demora em certas decisões.
A retirada do equipe começou a ser questionada após pedido do Wolverhampton, que analisa ser negativa a influência no andamento do jogo. “A introdução do VAR em 2019/20 foi uma decisão tomada de boa fé e tendo em mente os melhores interesses do futebol e da Premier League. No entanto, levou a inúmeras consequências negativas não intencionais que estão prejudicando a relação entre os torcedores e o futebol e minando o valor da marca Premier League.”, destacou a equipe em carta.
A tecnologia está em uso na Inglaterra desde a temporada 19/20, mas desde então sofre reclamações variadas. As principais são pelo tempo gasto nas revisões, a quebra de espontaneidade nas comemorações dos gols e os mau uso do equipamento por árbitros.
Comentários estão fechados.