Vem sendo algo cada vez mais comum no futebol brasileiro as transformações dos clubes em SAF, promovendo maiores investimentos e em muitas ocasiões, elevando o patamar das equipes. Somente no Brasil, além do Cruzeiro, aderiram a essa prática, o América Mineiro, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Vasco da Gama.
Na maioria dos casos sendo projetos que vem dando certo, isso vem chamando a atenção até mesmo de clubes de menor expressão, mas ainda muito tradicionais. É o caso do São Bento, clube que conta com 111 anos história no estado de São Paulo e frequentemente disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista, que pode ser mais um a estar próximo de se tornar oficialmente uma SAF.
O nome que está por trás de todo esse projeto que deve mudar radicalmente o “Bentão” é o ex-jogador Zé Roberto, lendário lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, Bayern de Munique, Real Madrid e Palmeiras, que se mostra pronto para iniciar uma nova etapa em sua trajetória no futebol, como dono de clube.
O ex-atleta, juntamente a sua empresa, fizeram uma proposta de R$ 130 milhões por 90% das ações do clube paulista, e após reunião realizada, a proposta foi aprovada por unanimidade, no entanto, apesar de ser um passo crucial para o acerto, ainda resta a realização de uma assembleia de sócios do clube.
Em nota, o São Bento explicou como serão feitos os próximos passos antes que o acordo seja sacramentado pelo clube.
“Isso significa a opção pela sequência das tratativas, alcançando o próximo passo que será o desenvolvimento do pré-contrato, o qual precede a assembleia geral e posterior a criação da nova empresa, caso seja da vontade dos associados. O prazo para tramitação da proposta é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Destacamos ainda que nesta fase, a diretoria executiva deve buscar assessoria jurídica especializada a qual será responsável pela defesa da parte do São Bento na construção do pré-contrato, documento de extrema importância e que servirá de base para uma possível constituição do EC São Bento SAF”, publicou.
Cruzeiro está próximo de completar três anos como SAF
Em dezembro de 2024, o Cruzeiro completará três anos desde que se firmou oficialmente o acordo para se tornar SAF, na época sendo adquirida pelo ex-jogador e empresário Ronaldo Fenômeno, que comprou 90% das ações do clube em que iniciou sua trajetória no futebol. A mesma porcentagem agora pertence a Pedro Lourenço, que detém o posto de dono da Raposa.
Comentários estão fechados.