Chay está pronto para estrear pelo Cruzeiro?
O Cruzeiro está muito perto de anunciar a contratação do meia Chay. O atleta já está em Belo Horizonte, onde passou por exames médicos para, em seguida, assinar o contrato com o Cruzeiro até o final desta temporada. Apesar de ter perdido espaço no elenco do Botafogo, ele vinha treinando normalmente com o grupo.
Portanto, caso o jogador seja inscrito no Cruzeiro no decorrer desta semana, ele já poderá ser uma opção para Pezzolano, no duelo contra o Brusque, no próximo sábado, 30 de julho, em Santa Catarina, uma vez que a delegação celeste só embarcará na quinta-feira.
Caso seja aprovado nos exames médicos, o que muito provavelmente deve acontecer, o jogador será a quarta peça ofensiva anunciada pelo Cruzeiro nesta janela de transferências, aberta pela Confederação Brasileira de Futebol.
O clube estrelado já conta com Bruno Rodrigues e Stênio, que fizeram sua estreia contra o Bahia, e com Marquinhos Cipriano, que só poderá jogar a partir de agosto, por conta de um mecanismo da Fifa para jogadores com contrato congelado por conta do conflito bélico no Leste Europeu.
A expectativa do Cruzeiro para Chay
Chay, inicialmente, chega ao Cruzeiro apenas até o final da Série B do Brasileirão. Contudo, o contrato com o clube mineiro prevê um passe fixado para a aquisição em definitivo do atleta. Além disso, até lá, o clube mineiro vai arcar com o salário integral do jogador.
Destaca-se que, pelo Botafogo, em 2021, o atleta foi destaque na campanha que terminou com o título da Série B. Foram oito gols e oito assistências em 31 jogos na competição. Três daqueles dos gols foram anotados contra o Cruzeiro.
Contudo, nesta temporada, pelo Botafogo, Chay atuou em apenas 14 jogos. Desde a chegada do português Luís Castro, o meio-campista perdeu espaço no time. Com isso, a permanência do atleta na Toca da Raposa passará, inevitavelmente, pela recuperação de um bom futebol.
Como Chay pode atuar no Cruzeiro de Pezzolano
Fato é que Chay não se encaixa no perfil de um armador clássico. Desta forma, ele deve ser aproveitado por Pezzolano como o terceiro homem de meio, ao lado de dois volantes, atuando nas costas dos atacantes celestes.