CBF tenta mudar regra de acesso a Libertadores e pode jogar contra o Cruzeiro

O Cruzeiro foi informado nesta terça-feira (12) sobre o calendário do futebol brasileiro em 2025, num ofício publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a assinatura do presidente Ednaldo Rodrigues. Um ponto que chamou a atenção foi o fato da entidade ter sugerido à Conmebol mudanças no regulamento da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Confira a seguir:

  • extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana
  • exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores
  • mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos da Libertadores

Com essa proposta da CBF, que sequer foi respondida ainda pela Conmebol, os times nacionais passariam por grandes mudanças em relação à classificação aos torneios continentais por meio do Campeonato Brasileiro. Caso essas mudanças fossem processadas, alteraria completamente o cenário que é visto hoje.

No entanto, de acordo com informações do portal GE, tal proposta não seria para a próxima temporada, já que a CBF não queria alterar o regulamento com o Campeonato Brasileiro já em andamento. Por conta disso, essa possibilidade de mudança ficaria apenas para o ano de 2026, alterando as regras de classificação por meio do torneio nacional do ano que vem.

Cruzeiro vê CBF tentar mudar esquema na Conmebol

Se a mudança já tivesse sido aplicada neste ano, poderia comprometer a briga do Cruzeiro por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O time celeste ocupa a 7ª colocação no torneio nacional, a última que garante vaga no torneio continental do ano que vem. Nesse momento, a Raposa disputaria a fase de pré-Libertadores.

Comentários estão fechados.